Revista Espaço

Sob novo comando

Empresa aposta mais uma vez na prata da casa, como demonstra a escolha do novo presidente

4

Linha piloto do HGO, que será produzido a partir de 2016

Um novo ciclo inicia-se na Aperam South America. Desde o dia 1º dezembro, a Empresa tem como presidente Frederico Ayres Lima, ex-diretor comercial. Ele sucede Clênio Guimarães, que deixou a Aperam após 34 anos, quatro deles no comando da organização.

A mudança evidencia não só os valores da Empresa, mas também suas diretrizes relacionadas à capacitação de pessoas, especialmente no que se refere à preparação de empregados para posições estratégicas. Frederico ingressou na Aperam em 1996 como engenheiro metalurgista, após passar pelo processo de seleção de trainees. Trabalhou por quatro anos na Aciaria, até ser direcionado para atuar como trader (vendas no mercado externo).Expatriado para a França, ocupou cargos gerenciais nas áreas de vendas e exportação em outras unidades do Grupo. “Preparamos um bom sucessor. O Frederico é conhecido no ambiente brasileiro do aço e alcançou, ao longo de sua trajetória, experiências e habilidades para liderar nosso negócio”, destacou Clênio Guimarães.

5

Modernização do laminador de bobinas também está na pauta do próximo ano

 

O novo presidente da Aperam South America tem 42 anos de idade e 18 de carreira. A seguir, além de falar um pouco de seu perfil, ele compartilha algumas de suas impressões e expectativas para a Empresa nos próximos anos.

Conheça um pouco do novo presidente

Você chega à presidência da Aperam como um jovem executivo mas já bem conhecido no mundo do aço. O que a sua trajetória diz a respeito da Aperam South America? Esse processo demonstra que a Aperam tem agilidade para se atualizar e possui um processo de preparação de líderes bem definido. Ao longo da minha carreira busquei ter uma visão ampla do negócio, que pudesse contribuir para a Empresa e a sociedade. Sempre olhei minha carreira na perspectiva do longo prazo e venho me preparando para essa missão há anos. A empresa entendeu isso e me permitiu várias oportunidades de capacitação e crescimento. Sinto-me feliz pelo reconhecimento e sei também da responsabilidade que tenho.

Qual é o seu perfil de gestor?3

Sou adepto da liderança próxima às equipes. Quero aprender e compartilhar experiências com todos. E, principalmente, confio muito na equipe que temos hoje. Gosto de sentir que gestores e liderados estão todos caminhando na mesma direção e quero participar ativamente desse movimento.

Que pontos você destaca como atenção para o curto prazo?

A busca pela competitividade exige da Empresa atenção aos seguintes aspectos: manter os bons resultados em saúde e segurança; dedicar concentração especial nos custos e volumes, especialmente no primeiro trimestre; implantar as melhorias nas linhas de produção do aço inoxidável e dos aços elétricos, melhorando a performance e ampliando mercado nos dois setores; promover o uso do aço inox no segmento de construção e infraestrutura tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2016.

O que o mercado pode esperar da Aperam?

Pode esperar uma equipe altamente comprometida com os clientes. Com inovação, agilidade e flexibilidade vamos trabalhar com a nossa cadeia de fornecedores para sermos mais competitivos, para que nossos clientes também o sejam. Vamos fazer isso juntos. Temos uma equipe muito forte, o que me permite ter uma confiança muito alta nesse propósito.

Compartilhar: