Revista Espaço

Pessoas em primeiro lugar

O Jeito Aperam de Ser sintetiza diretrizes para envolver empregados

Motivar e engajar as pessoas como forma de assegurar um bom clima de trabalho.Na Aperam South America isso se traduz em cinco compromissos que integram o Aperam Way -Jeito Aperam de Ser. Ele trata da consolidação de boas práticas nas seguintes frentes: saúde e segurança,ferramentas para a integração de pessoas e para a promoção do conhecimento, oportunidades para desenvolver competências e carreira, entre outras.

14

Maria vê boas oportunidades na nova área

Maria de Souza Lima,técnica em programação na Gerência de Programação da Produção, e Tiago da Silva Lima, engenheiro de Aplicação,têm em comum a trajetória na Empresa e o olhar voltado para o futuro. Ambos participaram da Seleção Competitiva, programa que prioriza o preenchimento de vagas internas por profissionais que já trabalham na Aperam

Maria ingressou como auxiliar de operação há três 19anos. E a conquista de um cargo na Programação de Produção se deu já na primeira vez em que participou do processo seletivo interno.“Durante a seleção meu interesse aumentou. Estou gostando da nova área, a equipe é muito solícita.Vejo chances de continuar crescendo aqui”, comenta.

15

Tiago começou como estagiário e hoje trabalha no escritório em São Paulo

Fora da Empresa, ela vê a faculdade de engenharia mecânica e o curso de inglês como propulsores da carreira,mas também está atenta aos cursos e treinamentos ofertados internamente, como o de Métodos de Análise de Solução de Problemas (MASP), que concluiu em 2013. “A Aperam faz a sua parte, proporcionando esse cenário; cabe a nós nos esforçarmos para aproveitar as oportunidades”, acredita.

A experiência de Tiago é semelhante. Ele começou como estagiário em 2008, na Aciaria. Ficou um ano fora da Empresa e depois retornou para trabalhar na operação da mesma área. A Seleção Competitiva levou o jovem de Timóteo para São Paulo. Desde 2012, ele integra a equipe comercial voltada para Desenvolvimento de Mercado e Assistência Técnica de Aços Inoxidáveis, Elétricos e Carbono. “Sou graduado em engenharia de materiais. Sempre tive vontade de trabalhar na minha área e focado no desenvolvimento de produtos e aplicações”, conta.

Para ele, a estratégia permite o crescimento profissional e a valorização dos empregados. “Sinto que o meu desenvolvimento é importante para a Empresa. Nesses cinco anos participei de inúmeros treinamentos que envolveram temas variados, desde empreendedorismo, com a Junior Achievement, quando tinha acabado de chegar, até cursos voltados para Inteligência de Mercado, recentemente”, lembra.

16

Erica aposta no diálogo e na cumplicidade para bons resultados da equipe

Liderança, exemplo e proximidade

Trinta anos dedicados à Aperam e mais da metade deles atuando como líder. Marcelo Araújo, gerente de Alto-Forno, acredita na liderança pelo exemplo e na busca da proximidade com os liderados. “Aprendi que para gerenciar equipes não basta entender do trabalho, é fundamental gostar de pessoas, saber ouvi-las”, aponta.No dia a dia, ele exerce o papel de gestor, priorizando uma boa relação com os integrantes da área. “O sucesso somente será alcançado se todos estiverem envolvidos e sabendo do que cada um pode contribuir para a equipe”, acredita.

Erica Hanaoka, supervisora de customer service(Área atua junto aos clientes para aperfeiçoar o atendimento das demandas e oferecer soluções customizadas. ), está há 15 anos na Aperam e há dois deles lidera uma equipe de 10 pessoas, parte do grupo lotada em Timóteo (MG) e a outra, em São Paulo (SP).Para gerenciar as demandas, o atendimento ao mercado e a interface coma área de produção, ela aposta na interação.“Cada um tem uma carteira de clientes,mas prezamos pelo diálogo, pela harmonia e pela cumplicidade.Todos estão juntos nos acertos e erros”, destaca.A supervisora vê no bom ambiente de trabalho o ingrediente essencial para os bons resultados. “A relação com as pessoas extrapola a rotina profissional e essa confiança se reflete nos nossos indicadores”, conclui.

Conhecimento coletivo

Para Tânia Ataíde, assistente técnica da Gerência Executiva de Melhoria Contínua e Qualidade, a inovação é vital em um mundo de constantes mudanças; e o aprendizado deve ser contínuo. Dessa forma, a Aperam incentiva a experimentação e inovações de forma sustentada, por meio de atividades de equipes de melhoria contínua. “Ferramentas como CCQ, Cosis e TPM – práticas consolidadas na empresa –têm um papel importante nesse cenário. São instrumentos, com metodologias de desenvolvimento e recompensa estruturados pela Aperam, que contemplam todos os níveis hierárquicos e estimulam os empregados a atuarem juntos no dia a dia e a pensarem em troca de experiências e novas tecnologias. A união gera ideias”, destaca.

18

17

Marcelo (ao centro) ressalta que saber ouvir os colegas é essencial para o bom desempenho

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.