Revista Espaço

Na rota de novos mercados

Aperam trabalha para fortalecer relacionamento com clientes na África do Sul

1

Luiz Cláudio (primeiro da dir. para esq.) e alguns dos parceiros na África do Sul

O foco no futuro, traduzido na busca pela consolidação de novos mercados no cenário internacional, é uma das estratégias empreendidas pela2 Aperam South America. Exemplo disso consiste na visita, feita em outubro pelo trader Luiz Cláudio André Pinto, a clientes na África do Sul (veja ao lado).

O movimento, iniciado em 2013, intensificou um processo que pretende ampliar a atuação da Empresa no mercado sul-africano, onde, estrategicamente, há maiores chances de consolidar novas parcerias do que nos países do Oriente Médio ou da Ásia, nos quais a concorrência com as empresas locais é mais acirrada. “Nossa intenção é continuar a fornecer regularmente para os clientes que já conhecem a qualidade dos produtos da Aperam e ampliar nosso relacionamento com alvos potenciais”, destaca Luiz Cláudio.

Ao todo, a visita contemplou 11 clientes, com unidades industriais e de distribuição em três grandes municípios: Cidade do Cabo, Durban e Joanesburgo. A Aperam fornece tanto para clientes finais quanto para distribuidores no país. Um deles fabrica painéis para revestimento de fachadas e os demais fornecem vários produtos siderúrgicos. Atualmente, a Empresa exporta para a região produtos laminados a frio e a quente e chapa grossa. Em geral, o aço inoxidável se destina a projetos de engenharia pesada no setor de mineração, no qual a África do Sul é um dos líderes mundiais. O inox vendido para a África do Sul também se aplica a cozinhas industriais.

Durante a viagem, a Aperam se reuniu com a representantes da Sassda, (em português, Associação de Desenvolvimento do Aço Inoxidável da África do Sul), entidade sul-africana que exerce uma função similar à da Associação Brasileira do Aço Inoxidável (Abinox) no Brasil, para conhecer o trabalho local. Com mais de 400 integrantes, a Sassda trabalha para promover o inox no país, além de atuar como consultora para a produção de diversos artigos com o material e oferecer formação técnica e treinamento a profissionais do mercado.

Compartilhar: