Revista Espaço

Sob o céu de São Paulo

Bicicletários convidam os paulistanos a se locomoverem de forma mais saudável e sustentável

Quem vive o dia a dia de São Paulo sabe bem os impactos que o sistema de mobilidade urbana causa na saúde, no humor e na produtividade dos moradores da cidade mais populosa das Américas.

Como forma de convidar os paulistanos a adotar um estilo de locomoção mais saudável e sustentável, uma parceria entre a Mekal, o Atelier Marko Brajovic e o Coletivo Amor de Madre, com apoio da Aperam South America, resultou no projeto Passeando de bicicleta, re-conheci São Paulo.

Os parceiros propuseram a ação para a Design Weekend – DW!(O Design Weekend é um festival urbano que promove a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração,urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. Cem mil visitantes compareceram ao evento, realizado em agosto), de modo a estimular o uso da bicicleta. Dentre as iniciativas, destacam-se os três bicicletários de aço inoxidável, que fazem referência direta à cidade de São Paulo.

Um dos exemplos da afinidade do projeto com a metrópole paulistana consiste no formato definido para a estrutura, que utiliza o mapa do município.

O material ideal

6

Um dos bicicletários encontra-se instalado na praça Victor Civita

“Desde que a Mekal começou a operar, há mais de 60 anos, usamos o inox como matéria-prima para pias, cubas e tampos, concebidos para ambientes domésticos ou industriais. Nesse projeto, em especial, apresentamos como diferencial a sustentabilidade do aço inoxidável da Aperam. Trata-se de uma indústria ambientalmente correta, que adota importantes práticas nesse sentido, como a utilização do carvão vegetal como combustível nos autofornos”, explica Christian Kadow, diretor comercial da empresa.

Para a montagem dos três bicicletários, projetados pelo arquiteto Marko Brajovic e produzido pela Mekal, a Aperam South America forneceu inox e acompanhamento técnico.

Depois de testado e aprovado pelo público do DW, o projeto seguiu, literalmente, para o outro lado do mundo. Um dos bicicletários integrou a Semana de Design de Pequim. A expectativa, segundo o diretor comercial da Mekal, é que os outros dois se tornem um marco para São Paulo e, se possível, novas unidades sejam produzidas. “Dois bicicletários ficarão aqui, um em nossa loja e outro na praça Victor Civita, símbolo de sustentabilidade na cidade”, explica Christian.

Compartilhar: