Revista Espaço

Reconhecimento renovado

Consistência na gestão de pessoas rende à Aperam South America um lugar de destaque entre as 150 melhores empresas do país para trabalhar

2

Rodrigo Damasceno (esq. para dir.), Marketing; Soraya Torre, Comunicação; Frederico Ayres, diretor Comercial; Many Moreira, RH; e Ilder Camargo, diretor de RH na premiação deste ano

A Aperam South America integra, pelo quinto ano seguido, o “Guia Você S/A – Melhores Empresas para Você Trabalhar”. O levantamento feito pela publicação evidencia o reconhecimento, por parte dos empregados, das ações da Empresa com foco em saúde, segurança, bem-estar e em práticas de gestão, remuneração e benefícios moldadas para atrair e reter bons profissionais. “Esse reconhecimento valida nossas estratégias de gestão e nos estimula a aprimorá-las cada vez mais”, ressalta Ilder Camargo, o responsável mundial por Saúde e Segurança do Grupo Aperam e diretor de RH da Aperam South America.

Atualmente, a gestão de pessoas na Aperam tem como guia o Jeito Aperam de Ser- Aperam Way, um conjunto de cinco compromissos para manter um bom ambiente de trabalho. “Além de investir na saúde e na segurança dos empregados, atuamos focados nesses conceitos. Orientamos os líderes a oferecerem às suas equipes oportunidades de se expressar, trocar ideias. Eles devem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um”, completa.

Há 28 anos na Empresa e cinco deles atuando como líder, Edson Moura Oliveira, supervisor de Manutenção, ressalta os bons resultados obtidos a partir da proximidade entre as lideranças e as equipes. “Dedico parte do meu tempo para fazer a gestão de pessoas, porque não basta apenas cuidar da atividade, é preciso relacionamento para obter o melhor desempenho de todos. Aproveito oportunidades como o café da manhã e o almoço para estar com os colegas, além das reuniões regulares,fundamentais para a troca de ideias”, afirma.

Nesta edição, a Aperam obteve como destaque os investimentos realizados em capacitação. O Guia destacou a contratação de 270 empregados nos últimos anos e o empenho da Empresa em prepará-los.

A carreira de Rock Hudson da Costa, analista técnico da Aciaria, sempre envolveu a Aperam. Do estágio no Centro de Formação Profissional da Empresa até hoje somam-se 26 anos. Para ele, a Aperam se destaca em dois aspectos: o cuidado com a saúde das pessoas e as oportunidades de crescimento profissional. “Já precisei do plano de saúde para duas cirurgias e fui bem atendido. Quando se trata de carreira, quem está aqui sabe que pode crescer: a Aperam estimula isso com inúmeras capacitações. Eu, por exemplo, me especializei em hidráulica”, conta.

Aperfeiçoar

O processo de melhoria do ambiente interno contou com um auxílio este ano, a Pesquisa de Clima, realizada em outubro. A avaliação dos empregados consiste em um fator essencial para que a Aperam continue evoluindo.

Processo rigoroso

O Guia Você S/A — As Melhores Empresas para Você Trabalhar, lançado há 17 anos, destaca as empresas que melhor fazem a gestão de seus recursos humanos. Atualmente, o Guia oferece o melhor panorama do clima organizacional no país. Em 2014, contou com 348 empresas inscritas.

O processo de escolha das melhores segue três etapas: análise de um book com dados sobre gestão, comunicação, remuneração, carreira, saúde e segurança, desenvolvimento de pessoas e responsabilidade corporativa, respostas dos empregados a um questionário enviado pela organização (esse item tem peso de 70% no resultado) e entrevistas qualitativas com grupos focais e com o diretor de RH.

 

Compartilhar: