Revista Espaço

Parceria pelo desenvolvimento

Aperam cria oportunidades para popularizar ainda mais produtos no mercado brasileiro

4

3

Instrutores do Senai aprenderam sobre inox nas dependências da Aperam, em Timóteo

 

 

 

 

 

 

 

As características superiores do aço inoxidável (durabilidade, resistência à corrosão, facilidade de conformação, forte apelo estético, entre outras) constituem o trunfo da Aperam e da Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox) em um trabalho destinado a difundir junto ao mercado nacional as vantagens do produto.

Para isso, a Abinox utiliza-se de ações, como a publicação de informativos para promover o 5inox, participação em feiras do setor, consultoria e oferta de cursos e treinamentos próprios e com parceiros como Senai, Sebrae, Senac, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e universidades. O calendário anual de eventos da Abinox, contempla, somente em 2014, 18 atividades em todo o país.

Integrante do corpo diretivo da Abinox e uma das empresas fundadoras da entidade, a Aperam participa desse processo de levar conhecimentos sobre o produto para profissionais ligados a vendas e distribuição, e trabalhadores de empresas fabricantes.

As iniciativas têm gerado resultados expressivos. O consumo de inox no Brasil mais que dobrou desde o ano 2000, com taxa média de crescimento de 6,5% ao ano.


Ações

Em julho, 18 instrutores do Senai de São Paulo receberam o curso de caldeiraria e soldagem de inox, em Timóteo (MG). Esse conhecimento será compartilhado com estudantes de 13 escolas do interior do Estado. “A iniciativa ajuda a inserir no mercado aprendizes aptos a trabalhar com o inox e representa mais mão de obra capacitada”, avalia Paulo Ricardo Andrade, diretor executivo da entidade.

Em outubro, engenheiros,técnicos, ferramenteiros que atuam na área de estampagem e profissionais da área de vendas participaram de um curso de Conformação de Aços Inoxidáveis, ministrado pelo gerente de Desenvolvimento de Mercado e Assistência Técnica da Aperam South America e diretor de Tecnologia da Abinox, Roberto Guida. O evento trouxe, além de conceitos sobre conformação dos aços inoxidáveis, noções básicas relativas às diferentes famílias do produto e suas principais características, como acabamentos superficiais, resistência à corrosão, aplicações etc.

“Oportunidades como essa nos permitem levar conhecimento técnico à cadeia produtiva e ampliam o relacionamento entre os diferentes elos do segmento”, explica Roberto, que é mestre em engenharia metalúrgica, com ênfase em conformação de aços inoxidáveis.


Nos aços elétricos

Uma das prioridades da Aperam consiste em manter-se próxima ao cliente. Em setembro, a Empresa realizou um workshop técnico e comercial para a Voith Hydro, referência nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, entre outros. A empresa fabrica equipamentos utilizados em hidrelétricas e que contam com aço elétrico de grão não-orientado (GNO) de baixíssima perda magnética. Durante o evento,foram discutidos quesitos de qualidade e novos produtos, além de compartilhados projetos e boas práticas. A partir desse encontro, será criado um grupo de profissionais que se encontrará periodicamente e a Aperam vai receber uma equipe da parceira em Timóteo.

Compartilhar: