Revista Espaço

Parceria pelo desenvolvimento

Aperam cria oportunidades para popularizar ainda mais produtos no mercado brasileiro

4

3

Instrutores do Senai aprenderam sobre inox nas dependências da Aperam, em Timóteo

 

 

 

 

 

 

 

As características superiores do aço inoxidável (durabilidade, resistência à corrosão, facilidade de conformação, forte apelo estético, entre outras) constituem o trunfo da Aperam e da Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox) em um trabalho destinado a difundir junto ao mercado nacional as vantagens do produto.

Para isso, a Abinox utiliza-se de ações, como a publicação de informativos para promover o 5inox, participação em feiras do setor, consultoria e oferta de cursos e treinamentos próprios e com parceiros como Senai, Sebrae, Senac, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e universidades. O calendário anual de eventos da Abinox, contempla, somente em 2014, 18 atividades em todo o país.

Integrante do corpo diretivo da Abinox e uma das empresas fundadoras da entidade, a Aperam participa desse processo de levar conhecimentos sobre o produto para profissionais ligados a vendas e distribuição, e trabalhadores de empresas fabricantes.

As iniciativas têm gerado resultados expressivos. O consumo de inox no Brasil mais que dobrou desde o ano 2000, com taxa média de crescimento de 6,5% ao ano.


Ações

Em julho, 18 instrutores do Senai de São Paulo receberam o curso de caldeiraria e soldagem de inox, em Timóteo (MG). Esse conhecimento será compartilhado com estudantes de 13 escolas do interior do Estado. “A iniciativa ajuda a inserir no mercado aprendizes aptos a trabalhar com o inox e representa mais mão de obra capacitada”, avalia Paulo Ricardo Andrade, diretor executivo da entidade.

Em outubro, engenheiros,técnicos, ferramenteiros que atuam na área de estampagem e profissionais da área de vendas participaram de um curso de Conformação de Aços Inoxidáveis, ministrado pelo gerente de Desenvolvimento de Mercado e Assistência Técnica da Aperam South America e diretor de Tecnologia da Abinox, Roberto Guida. O evento trouxe, além de conceitos sobre conformação dos aços inoxidáveis, noções básicas relativas às diferentes famílias do produto e suas principais características, como acabamentos superficiais, resistência à corrosão, aplicações etc.

“Oportunidades como essa nos permitem levar conhecimento técnico à cadeia produtiva e ampliam o relacionamento entre os diferentes elos do segmento”, explica Roberto, que é mestre em engenharia metalúrgica, com ênfase em conformação de aços inoxidáveis.


Nos aços elétricos

Uma das prioridades da Aperam consiste em manter-se próxima ao cliente. Em setembro, a Empresa realizou um workshop técnico e comercial para a Voith Hydro, referência nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, entre outros. A empresa fabrica equipamentos utilizados em hidrelétricas e que contam com aço elétrico de grão não-orientado (GNO) de baixíssima perda magnética. Durante o evento,foram discutidos quesitos de qualidade e novos produtos, além de compartilhados projetos e boas práticas. A partir desse encontro, será criado um grupo de profissionais que se encontrará periodicamente e a Aperam vai receber uma equipe da parceira em Timóteo.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.