fbpx

Revista Espaço

Para vestir a camisa

No ano em que a Aperam comemora seus 70 anos, empregados contam por que mantém com zelo e boas lembranças o primeiro uniforme da Empresa

20

“Troféu” de José é guardado com carinho

José do Carmo Torres, analista técnico da Gerência de Patrimonial e de Serviços Gerais, guarda em casa o primeiro uniforme e o primeiro crachá como quem preserva um troféu. Os modelos, utilizados em 1985, têm lugar cativo no guarda-roupas. “Integrar a Empresa sempre foi motivo de orgulho. Além de representar meu primeiro emprego, naquela época, ter o uniforme pendurado no varal de casa era um sinal de ser bem sucedido”, afirma.

 

O uniforme também tem um valor simbólico importante para a Aperam South America. Por isso, no treinamento de integração, ele é embrulhado e entregue pessoalmente pelo gerente aos novos empregados, juntamente com um pendrive com informações sobre a organização. A prática representa o compromisso do profissional ao vestir a camisa da Empresa e um gesto para que ele se sinta parte do time.

Já na família de Kleber Oliveira, supervisor técnico de Manutenção, os uniformes usados por gerações contam a história daqueles que passaram pela Aperam, o que acaba se transformando também em um retrato da trajetória da própria Empresa. Tudo começou com o pai, José Leite, que se mudou de Sobrália, interior de Minas Gerais, para Timóteo em busca de oportunidades profissionais. Deu certo. José começou como vigilante em 1968 e se aposentou como bombeiro em 1993.

21

José Leite (centro), os filhos Paulo Sergio (esq.) e Kleber, e os netos Thalles (esq.) e Savio

Depois dele, todos os seis filhos trabalharam na Empresa, em funções e épocas diversas. “A Aperam sempre valorizou as famílias dos empregados. E nossos parentes sempre se orgulharam de nós por nosso trabalho na empresa”, explica Kleber.

Agora, a nova geração segue trilhando o mesmo caminho. Dois sobrinhos de Kleber atuam na Usina. Por isso, a família faz questão dos uniformes: eles contam uma história cheia de momentos importantes.

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.