Revista Espaço

Retratos em inox

Brilho e durabilidade: virtudes que se destacam

6

Praça do Futebol, em Guarulhos

O inox como sinônimo de excelência. Assim, que o escultor Gilmar Pinna vê o produto.

Há pouco mais de um ano, ele e a Aperam South America se tornaram parceiros. A Empresa forneceu 21 toneladas de aço inoxidável para a criação de uma imagem de São Jorge, batizada de Cavaleiro Fiel. A ideia inicial era ter a peça decorando o novo estádio do Corinthians, em São Paulo, na abertura da Copa do Mundo. Mas na véspera da competição, a obra, juntamente com outras peças, ganhou um novo espaço, a Praça do Futebol, próxima do Aeroporto Internacional de São Paulo, na cidade de Guarulhos.

Durante um ano, o escultor e uma equipe de 12 aprendizes trabalharam no projeto. Além do Cavaleiro Fiel, com 30 metros de altura, o artista criou bustos em inox para homenagear craques do futebol brasileiro do passado e do presente (Pelé, Ronaldo e Neymar) e até o grande jogador de uma seleção rival, o argentino Messi. Outras seis esculturas de atletas – e com as identidades ainda em sigilo – serão instaladas na praça.

Um dos desafios do projeto consiste no transporte das obras. Quase 20 quilômetros separam o galpão do escultor da Praça do Futebol. “Para montar e desmontar o Cavaleiro Fiel foram necessários dois guindastes e uma logística toda especial”, conta Gilmar.

O escultor destaca que a utilização do aço inoxidável garante duas virtudes importantes para sua arte. “A beleza do inox encanta as pessoas. Além disso, a durabilidade dele é muito maior do que a de outros materiais. Faço obras para a vida toda”, observa.


História

O contato de Gilmar com a arte começou ainda na infância, na típica brincadeira de fazer desenhos na areia da praia. Natural de Ilha Bela, litoral paulista, aos 10 anos a diversão do menino chamava a atenção de quem passava pelo local. Dois anos depois, ele ganhou o primeiro prêmio. Mais tarde, trocou a areia pelo metal e seguiu em uma jornada de exposições e encomendas de peças para o exterior.

Compartilhar: