Revista Espaço

EPS em destaque

Aperam South America reforça alinhamento com prestadoras de serviço

14

Oikós recebe parceiros das EPS para dinâmicas sobre saúde e segurança

Todos os dias, a Usina de Timóteo recebe um contigente de mais de mil profissionais ligados a Empresas Prestadoras de Serviço (EPS). Por isso, é fundamental que esse grupo esteja alinhado às práticas de segurança adotadas pela Empresa.

Como alternativa, a Aperam criou, este ano, o Comitê de Segurança EPS que conta com 17 representantes de empresas contratadas, sendo 10 fixos e sete rotativos, além de um técnico de segurança da Aperam.

Dentro do grupo foram criados subcomitês temáticos para tratar de assuntos específicos tais como campanhas, treinamentos, workshops entre outros. Eles têm autonomia para criar iniciativas que fomentem a prevenção. Um encontro mensal entre os integrantes contribui para aproximar as contratadas, favorecer o compartilhamento de experiências e a sugestão de melhorias.

Maio marcou a realização do mês da Saúde e Segurança com as EPS e a programação contou com uma palestra comportamental, campanhas de diversas empresas com focos específicos, treinamento em observação de comportamento e um workshop com dinâmicas para direcionar todo o conteúdo do mês. As próximas atividades serão agendadas conforme as necessidades identificadas pelo comitê.

Saúde e bem-estar

Desde 2013, quando a Aperam contratou a consultoria da DuPont, empresa norte-americana referência em segurança, a Gerência Executiva de Saúde, Segurança e Meio Ambiente intensificou as inspeções, treinamentos, implantou auditorias comportamentais e revisou as regras para torná-las ainda mais claras. “É uma nova etapa. Já temos ferramentas, capacitação e sistemas. Agora direcionamos esforços para ampliar o comprometimento e mostrar para as pessoas que a maneira como cada um se comporta faz a diferença”, explica Rodrigo Bumagny, engenheiro de Segurança do Trabalho.

15

Representantes das EPS participaram de encontro

O trabalho da consultoria gerou uma reestruturação da gestão de saúde e segurança e a consolidação do processo de auditoria comportamental para empregados próprios e EPS. Uma das novidades implementadas foi o processo de Auditoria Cruzada entre as prestadoras de serviços. Coordenado pela área de Saúde e Segurança da Aperam e apoiado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), o programa realiza o compartilhamento de boas práticas com esses profissionais de outras empresas que atuam na Usina.

Compartilhar: