Viveiro do Oikós faz doações regulares de mudas para comunidade

Um pedaço dos quase mil hectares do Centro de Educação Ambiental da Aperam South America, o Oikós, situado em Timóteo, tem uma missão especial: preservar o verde do amanhã. O viveiro de mudas foi criado juntamente com o Centro em 1993. De lá para cá, já foram produzidas mais de 500 mil espécies nativas, frutíferas e ornamentais.
Um dos objetivos do espaço consiste em preservar a flora local, fornecendo mudas para os projetos de reposição florestal para garantir a manutenção do cinturão verde: uma área de aproximadamente 8 Km de extensão que contorna toda a planta industrial da Empresa. “Como temos capacidade para 30 mil mudas por ano é possível assegurar a ornamentação das áreas verdes da Aperam e disponibilizar as espécies para os interessados”, explica Luiz Antônio Ferreira, coordenador de projetos do Oikós da Fundação Aperam Acesita.
Em 2013, foram doadas à comunidade mais de 10 mil mudas. Além de ações pontuais no Dia da Água (22 de março) e no Dia da Árvore (21 de setembro), com blitze educativas, a população também solicita espécies ao Oikós. “As pessoas fazem o pedido. Se tivermos, doamos na hora. Às vezes não temos a quantidade solicitada, mas sempre repassamos algumas. Proprietários de sítios e chácaras demandam com frequência”, afirma o coordenador.
João Batista, operador da Gerência de Acabamento de Aços Elétricos, descobriu a oportunidade conversando com colegas da Empresa. Ele já ganhou parte das 40 mudas que planeja plantar em sua chácara. “Vou plantar, colher frutas saudáveis e ajudar a preservar o meio ambiente. É uma forma de conscientizar as pessoas. Minha filha adorou a ideia”, conta.
Mudas especiais
Desde janeiro, foram produzidas mudas de hortaliças e espécies medicinais, como hortelã, erva cidreira, alface entre outras, para promover o Ano da Agricultura Familiar, instituído pela Organização das Nações Unidas. Seis mil mudas estão sendo doadas neste semestre e a distribuição começou no 23º Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós, realizado em julho. “A agricultura familiar compõe a matriz nacional de alimentos. Ao apoiar a iniciativa contribuímos para tornar a produção local sustentável”, completa Luiz.