Revista Espaço

Editorial

Caro leitor,

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

As qualidades do aço inoxidável estão sendo atestadas por um novo marco arquitetônico brasileiro: o Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras, que chega à reta final de construção em São Paulo. Trata-se de uma obra formidável a contar com revestimento integral em inox. O empreendimento, que recebeu 280 toneladas de aço K44 da Aperam South America, aposta na durabilidade, beleza, no conforto térmico e na versatilidade proporcionados pelo produto.

Aplicações como o revestimento do estádio e as peças do escultor paulista Gilmar Pinna, que integram futebol e arte, exemplificam as qualidades técnicas e estéticas do material. Outras utilizações, tão funcionais quanto belas, asseguram economia ao setor de açúcar e álcool. Há mais de uma década, ofertamos para a indústria sucroalcooleira alternativas que aliam durabilidade e praticidade, enfim reduzem o custo de manutenção de equipamentos. Ao participar da Fenasucro deste ano – a grande feira internacional do setor – reforçamos a importância do segmento para nosso negócio e abrimos portas para novas parcerias.

Alianças duradouras e bem sucedidas também constituem a essência de nossa atuação em Responsabilidade Social, como evidencia o “casamento” de quase duas décadas entre a Fundação Aperam Acesita e a Associação de Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT), por meio do Programa Andanças. Iniciativas mais recentes, mas com grande potencial de crescimento, o CulturAço visa a profissionalização e geração de renda de artistas da região, e a parceria com a Associação Júnior Achievement, no Vale do Jequitinhonha, estimula o empreendedorismo nas regiões onde atuamos. Ao apoiarmos projetos como esses, investimos em qualidade de vida e capacitação, o que significa contribuir para o desenvolvimento local.

E para se receber os profissionais que cuidarão da empresa no futuro, o Processo de Integração Aperam passou por uma grande reformulação, com uma atenção especial dedicada ao acolhimento dos novos colegas e sua orientação profissional.

Nesta edição da revista Espaço, você encontra ainda o quarto encarte da nossa série de 70 anos, que destaca nossos produtos. Esses e outros assuntos evidenciam nosso empenho na construção de uma empresa competitiva, com um futuro sustentável.

Boa leitura!


Arte na arquitetura

O arquiteto Edo Rocha lançou o livro “Arte, Arquitetura e o Aço”, em agosto. A publicação destaca suas experiências como artista plástico e arquiteto, além de ressaltar os principais materiais usados, como o aço inoxidável. “Sempre me dediquei às artes e, depois, à arquitetura. Acredito que uma é continuidade da outra. No livro, explico de maneira simples e clara essa relação entre as minhas duas vocações”, afirma o autor.

Edo responde por importantes projetos, como o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo, com inauguração prevista para o segundo semestre e que tem o inox como destaque (veja matéria nas páginas 4 e 5).

Este ano, o arquiteto recebeu o prêmio Prix d’Excellence Award 2014, uma referência mundial do setor imobiliário, na categoria Offices.

Errata

Diferentemente do informado na edição 80 da revista Espaço, a Aperam BioEnergia é uma das maiores produtoras de carvão vegetal do mundo e não a maior.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Christophe Carel • Diretor Financeiro: Marc Ruppert • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair do Couto, Alcy Dias Rodrigues, Augusto Pompilio, Claudete de Paula, Cleonice Freitas, Débora Sesti, Dilson Pereira de Melo, Elyse Penha Silva, Élvio Reis, Geovane Martins Castro, José Carlos Batista, José Geraldo de Castro Américo, Julio Cesar Caldeira, Juliana Jácome, Kelly Soares, Márcia Ferreira Andrade, Marli Gerônima, Natasha Arnold, Neide Barbosa, Roberto Couri, Rodrigo Damasceno e Venilson Araujo • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Victor Hugo Fonseca (MTb 16.388/MG) e Camila Côrrea (MTb 17.990) • Imagem de capa: Divulgação/Thiago Fatichi • Fotos: João Rabêlo • Editoração: AVI Design • Re­vi­são: Ana Amélia Gouvêa • Estagiária: Natália Reis • E-­mails para contato: inox.comunicacaousina@aperam.com, inox.fundacao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.2

Compartilhar: