Revista Espaço

Aulas para o futuro

Parceria leva empreendedorismo para escolas do Vale do Jequitinhonha

20

Fundação, BioEnergia e JAMG se reuniram em julho para fortalecer o “Programa Reinventando o Ensino Médio”, promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais

Ampliar uma parceria de sucesso: com esse objetivo, a Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia promovem o encontro da Júnior Achievement – Minas Gerais (JAMG) com oito escolas estaduais dos municípios de Itamarandiba e Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, região onde a BioEnergia atua.

A proposta de trabalho consiste em fortalecer o “Programa Reinventando o Ensino Médio”, que é um projeto da Secretaria de Estado de Educação, por meio de dois programas temáticos: “Vamos falar de ética” e “Habilidades para o sucesso”. O objetivo é promover o espírito empreendedor junto a alunos do ensino médio. “As escolas constituem espaços de estímulo de ideias e, com essas atividades complementares, os jovens terão a oportunidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho”, destaca Juliana Ramos, coordenadora de projetos da Fundação.

As escolas conheceram a proposta durante a visita de representantes da BioEnergia, da Fundação e da JAMG à região, em junho. O próximo passo, a capacitação de voluntários, acontece nos meses de agosto e setembro e, em seguida, iniciam-se as aulas.

Fundação Aperam e a BioEnergia pretendem fazer dessa fase em 2014, um projeto piloto. Em seguida, a proposta deverá ser ampliada para estudantes de outros municípios da região, como Veredinha , Turmalina e Minas Novas.

Bom exemplo

Desde 2004, a JAMG mantém parceria com a rede de ensino de Timóteo (MG). Mais de 5 mil alunos foram beneficiados em nove programas de educação econômico-prática, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. “Nossa parceria com a Fundação Aperam Acesita e a Júnior Achievement já completa quase oito anos. Graças a essa iniciativa muitos jovens descobriram um olhar empreendedor, capaz de ampliar suas perspectivas profissionais”, afirma Silvana Moreira Santos Dias, diretora da Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.