Revista Espaço

Aulas para o futuro

Parceria leva empreendedorismo para escolas do Vale do Jequitinhonha

20

Fundação, BioEnergia e JAMG se reuniram em julho para fortalecer o “Programa Reinventando o Ensino Médio”, promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais

Ampliar uma parceria de sucesso: com esse objetivo, a Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia promovem o encontro da Júnior Achievement – Minas Gerais (JAMG) com oito escolas estaduais dos municípios de Itamarandiba e Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, região onde a BioEnergia atua.

A proposta de trabalho consiste em fortalecer o “Programa Reinventando o Ensino Médio”, que é um projeto da Secretaria de Estado de Educação, por meio de dois programas temáticos: “Vamos falar de ética” e “Habilidades para o sucesso”. O objetivo é promover o espírito empreendedor junto a alunos do ensino médio. “As escolas constituem espaços de estímulo de ideias e, com essas atividades complementares, os jovens terão a oportunidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho”, destaca Juliana Ramos, coordenadora de projetos da Fundação.

As escolas conheceram a proposta durante a visita de representantes da BioEnergia, da Fundação e da JAMG à região, em junho. O próximo passo, a capacitação de voluntários, acontece nos meses de agosto e setembro e, em seguida, iniciam-se as aulas.

Fundação Aperam e a BioEnergia pretendem fazer dessa fase em 2014, um projeto piloto. Em seguida, a proposta deverá ser ampliada para estudantes de outros municípios da região, como Veredinha , Turmalina e Minas Novas.

Bom exemplo

Desde 2004, a JAMG mantém parceria com a rede de ensino de Timóteo (MG). Mais de 5 mil alunos foram beneficiados em nove programas de educação econômico-prática, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. “Nossa parceria com a Fundação Aperam Acesita e a Júnior Achievement já completa quase oito anos. Graças a essa iniciativa muitos jovens descobriram um olhar empreendedor, capaz de ampliar suas perspectivas profissionais”, afirma Silvana Moreira Santos Dias, diretora da Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos.

Compartilhar: