Revista Espaço

A Kara do ferrítico

Marca da Aperam South America, lançada em 2009, consolida-se no mercado nacional5

A marca Kara, que identifica os aços inoxidáveis ferríticos da Aperam South America, completa cinco anos. Além das vantagens tradicionais do inox, a marca reforça os valores conhecimento, performance, precisão e responsabilidade.

Nesse período, mesmo com a crise financeira mundial, a Kara consolidou-se e registrou um significativo aumento de vendas. Para o gerente executivo de Marketing, Rodrigo Damasceno, os bons resultados confirmam a aceitação pelo mercado. “Nossos índices de crescimento superam os da economia brasileira. O portfólio foi bem recebido pelos clientes e os produtos são considerados competitivos e tecnológicos”, comenta.

Para acompanhar a necessidade de quem compra, os produtos são aperfeiçoados à medida que ajustes são solicitados. “A Aperam atua em parceria com os clientes e trabalha para atender as necessidades apontadas por eles”, explica Damasceno.

As ligas K09 e K41, usadas no setor automotivo, tiveram suas propriedades mecânicas aprimoradas. Peças como o manifold, responsável por coletar os gases do motor, passaram de 15 kg para 5 kg. O equipamento, que era feito em ferro fundido, passou a ser produzido com aço da marca Kara. Além da redução do peso, o processo de limpeza dos gases ficou mais assertivo, reduzindo o consumo de combustível. “Os nossos aços foram se adaptando às mudanças de mercado e oferecendo ao segmento opções para alcançar os objetivos das montadoras. Hoje temos aços de alta performance, que propiciam ao setor a produção de peças cada vez mais complexas”, ressalta Roberto Guida, gerente executivo da área de Desenvolvimento de Mercado e Assistência Técnica em Aços inoxidáveis, Elétricos e Carbono.

O produto ideal

Os clientes da marca Kara encontram nos aços inoxidáveis ferríticos as mais exigentes especificações técnicas. O material, produzido na usina de Timóteo (MG), possui alto grau de desenvolvimento tecnológico. A marca é uma exclusividade da Aperam e os produtos compõem ainda utensílios domésticos, itens da linha branca, grandes equipamentos para a produção do açúcar e álcool e também estão na construção civil.

A versatilidade faz com que o material esteja presente na vida dos brasileiros, mesmo que eles não saibam, como ressalta Damasceno. “No elevador, na cozinha, no banheiro, os produtos Kara estão em todos esses lugares. Por essa ampla possibilidade de aplicação, os aços inoxidáveis ferríticos são importantes para o negócio da Aperam no Brasil”, afirma.

Para os próximos anos, a expectativa de ganhos no mercado é grande. “Com as perspectivas de crescimento da economia brasileira, em torno de 3%, teremos como consequência a melhoria de renda da população, que irá gerar maior demanda por bens de consumo não duráveis, que levam em seu DNA o aço inoxidável ferrítico da Aperam”, assinala Rodrigo.

Compartilhar: