Revista Espaço

Uma sala de aula diferente

Equipe promove capacitação para que educadores aproveitem ainda mais as estruturas pedagógicas do Oikós24

Localizado na área urbana de Timóteo, o Centro de Educação Ambiental da Aperam South America – Oikós reúne salas de aula, equipamentos alternativos de aprendizagem e trilhas ecológicas em uma área de 989 hectares remanescentes da Mata Atlântica. A principal vocação do espaço, promover e fortalecer o conhecimento, acaba de ganhar um reforço. Profissionais de ensino da rede municipal de Timóteo vêm participando de uma série de encontros para conhecer ainda mais as potencialidades pedagógicas do Centro. Trata-se de transformar o local em uma extensão efetiva das salas de aula.

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, programou para 2014 a realização de nove encontros com educadores de 14 escolas. “O Oikós pode ser utilizado para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula e aumentar o interesse dos alunos. Para isso, elaboramos uma agenda que começou com diretores e pedagogos. Na próxima fase, receberemos os professores”, explica Juliana Ramos, coordenadora de projetos da Fundação.

25

Diretores e pedagogos da rede municipal participaram de dinâmica no Oikós

Em abril, mais de 50 desses profissionais participaram de uma dinâmica no Oikós, com direito a trekking nas trilhas. O encontro destacou as possibilidades de um aprendizado multidisciplinar, baseado na interação com as tecnologias alternativas do Centro de Educação Ambiental. “Queremos reforçar a vocação educacional do Oikós. Nosso espaço permite, por exemplo, a um professor de geografia dar aula sobre relevos no decorrer de uma visita”, destaca Juliana.

Maria Helena Teixeira, diretora da Escola Municipal Ana Moura, uma das participantes do primeiro encontro, aprovou a iniciativa. “A visita nos ajudou a abrir os olhos para um cenário novo. Na maquete da bacia hidrográfica, enxerguei vários temas que podem ser apresentados aos alunos para reforçar as aulas”, conta. Antes mesmo dos encontros com os professores, a diretora já compartilhou a nova visão com os colegas.

Divididos em oito turmas, 300 educadores serão capacitados no decorrer deste ano.

Compartilhar: