Revista Espaço

Esporte, saúde e estilo de vida

Para grupo de empregados, a bicicleta é muito mais que um meio de transporte

13

Reginaldo faturou o 3º lugar em um campeonato nacional em 2013

Três vezes por semana, o posto de combustível do bairro Olaria, em Timóteo, é o ponto de encontro do Grupo de Ciclismo Trilhas e Rumos de Timóteo (GCTRT), criado há 14 anos por empregados da Aperam South America. Entre muitas pedaladas compartilhadas, alguns integrantes já deixaram a equipe, outros chegaram e hoje a turma se completa com participações esporádicas de outros moradores da cidade.

Atualmente composto por vinte associados fixos, o grupo se dedica ao mountain bike (veja abaixo). Eles desfrutam do prazer de pedalar em belas paisagens das regiões urbanas e rurais das cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais.

Reginaldo Cavalcante, técnico de Manutenção Mecânica, integra o grupo há seis anos e, desde 2012, participa de competições. No ano passado, ele conquistou o terceiro lugar do Iron Biker Brasil, competição que reúne quase mil atletas todos os anos. “Para essa conquista minha rotina foi alterada. Fiz reeducação alimentar, dediquei maior atenção aos treinamentos e, o mais importante, tive todo o apoio e o incentivo da minha família”, descreve. A competição durou dois dias, somando mais de 100 quilômetros percorridos.

Pedaladas

Os treinos são alternados entre leve, moderado e forte. Durante a semana, após o expediente, o grupo investe em práticas leves ou moderadas, no perímetro urbano. Os atletas percorrem cerca de 50 quilômetros, em aproximadamente duas horas. Já nos finais de semana, os treinos são mais técnicos e fortes e têm como cenário trilhas e estradas da região, como a Lagoa Teobaldo e a Serra do Cocais. Geralmente, esse percurso dura de 3 a 4 horas e os ciclistas podem pedalar até 100 quilômetros.

Competições

O Grupo de Ciclismo Trilhas e Rumos de Timóteo sempre participa de competições. Dessa forma, a equipe consegue avaliar o desempenho dos atletas. Este ano, os ciclistas estão na Copa Big Mais, promovida pela Associação de Ciclistas do Vale do Rio Doce, realizada em três etapas (abril, junho e setembro), em Governador Valadares. Em agosto, é a hora da Copa Internacional de Mountain Bike, em Congonhas (MG). E em setembro, disputam com atletas brasileiros e estrangeiros a tradicional prova Iron Biker Brasil, na cidade mineira de Mariana.


Mountain bike

O mountain bike nasceu na Califórnia, por volta de 1950. Essa modalidade de ciclismo surgiu das brincadeiras de alguns ciclistas e surfistas que procuravam desafios diferentes das competições tradicionais. Seu objetivo é andar por percursos com diversas irregularidades e obstáculos.

O esporte pode ser praticado em estradas de terra,trilhas de fazendas e montanhas, dentro de parques e até mesmo em regiões urbanas. A bicicleta de mountain bike possui algumas diferenças em relação à de estrada: os pneus são mais largos,tem amortecedores para absorver impactos e seu material é mais resistente, mas sem comprometer o seu peso.

 

Compartilhar: