Revista Espaço

Editorial

Caro leitor,

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

Em 2014, além dos 70 anos de Aperam South America, completamos outro marco importante: os 40 anos da Aperam BioEnergia. Situada no Vale do Jequitinhonha, a Unidade – uma das maiores produtoras de carvão vegetal do Brasil – é um modelo de como podemos aliar sustentabilidade e eficiência. Em quatro décadas, o modo de produção se transformou radicalmente, ganhando competitividade através de escala, mecanização e tecnologia.

A atenção que dispensamos ao carvão vegetal que abastece a Usina de Timóteo (MG) revela algumas de nossas características: o foco na inovação e o respeito às pessoas e ao meio ambiente. Esta edição da Revista Espaço traz alguns exemplos desse posicionamento, como a aplicação do aprimoramento genético para elevar a qualidade da matéria-prima e as ações empreendidas pela Aperam BioEnergia, juntamente com a Fundação Aperam Acesita, para melhorar a qualidade de vida no Vale do Jequitinhonha. Tratam-se de iniciativas nas áreas de educação, meio ambiente, cultura, geração de renda, entre outros incentivos, que se traduzem em resultados concretos para a população.

Desde a década de 1970, quando criamos a Aperam BioEnergia e iniciamos a produção de aços inoxidáveis planos e aços elétricos, assumimos o compromisso de aprender, pesquisar e criar tecnologias que pudessem nos auxiliar a sermos melhores e mais competitivos. A importância da cultura da inovação para o nosso negócio – como destacamos na 3ª edição do encarte especial – pode ser vista nas respostas que damos às demandas dos clientes – atuais e potenciais.

Um dos aliados nesse desafio, o Centro de Pesquisa, atua em estreita sinergia com as áreas que possuem relacionamento com o mercado e Metalurgia. No Produto Inox, por exemplo, saímos de 25 mil toneladas de novos produtos e novas aplicações em 2008 para 83 mil toneladas em 2013. Nesta edição, um dos cases de aplicação é a Usina Alta Mogiana, no interior de São Paulo, produtora de açúcar e etanol, que escolheu o inox, mais uma vez, para a cobertura de um armazém.

A inovação que nos inspira a buscar permanentemente as melhores soluções para os clientes também é o valor que nos guia no relacionamento com outros públicos, como as comunidades onde atuamos. Isso pode ser visto nas matérias sobre projetos apoiados ou subsidiados pela Fundação Aperam Acesita.

Todos os temas retratados nesta edição mostram o quanto levamos a sério a tarefa de colocar em prática nossos valores. Sabemos que uma empresa inovadora, ágil e líder em seu segmento tem mais chances de entregar resultados a todos aqueles com que se relacionam (seus stakeholders). Por isso abraçamos esses desafios com foco e paixão.

Muito obrigado. Boa leitura!


10ª edição do Challenge de Melhoria Contínua

Os projetos Aumento de Vida Útil dos Cilindros do LE2, da Usina de Timóteo, e Implementação do Jato Vedados – JetVed, da Aperam BioEnergia, vão representar a Aperam South America na 10ª edição do Challenge – Desafio de Melhoria Contínua. Todos os anos, o evento mundial reconhece as melhores práticas implementadas por equipes ligadas a empresas do Grupo Aperam.

Em 25 de junho, chamado de Dia D, o júri do Challenge anuncia os vencedores. Para avaliação, os grupos concorrentes encaminharam, em maio, um DVD com a apresentação do projeto.Nessa data, os grupos se reúnem em suas unidades para acompanhar os resultados e esclarecer possíveis dúvidas dos jurados.

Este ano, o Challenge está dividido em duas categorias: Ousadia, Impacto e Contribuição para a Jornada para a Liderança; e Espírito de Equipe, Engenhosidade e Colaboração.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Christophe Carel • Diretor Financeiro: Marc Ruppert • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair do Couto, Alcy Dias Rodrigues, Augusto Pompilio, Claudete de Paula, Cleonice Freitas, Débora Sesti, Dilson Pereira de Melo, Elyse Penha Silva, Élvio Reis, Geovane Martins Castro, José Carlos Batista, José Geraldo de Castro Américo, Julio Cesar Caldeira, Juliana Jácome, Kelly Soares, Márcia Ferreira Andrade, Marli Gerônima, Natasha Arnold, Neide Barbosa, Roberto Couri, Rodrigo Damasceno e Venilson Araujo • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Victor Hugo Fonseca (MTb 16.388/MG) e Camila Côrrea (MTb 17.990) • Imagem de capa: João Rabêlo • Fotos: João Rabêlo • Editoração: AVI Design • Re­vi­são: Ana Amélia Gouvêa • Estagiária: Jade Ferreira • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@ aperam.com, inox.fun­da­cao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.­2

Compartilhar: