Revista Espaço

Para profissionais

A Chef de cozinha Rita Lobo conta por que o inox compõe a cozinha de quem entende de culinária3

O lugar da Rita Lobo é mesmo na cozinha. A chef, criadora do site Panelinha, gosta de trabalhar, receber os amigos e testar novas receitas. Integrou sua cozinha à sala de estar e uniu o útil ao agradável, com alma e design. Escolheu o aço inoxidável como ingrediente perfeito para ajudar no preparo das suas receitas. De estilo prático, versátil, criativo e recheado de sofisticação, Rita Lobo conversou com a revista Espaço e deu dicas para ter uma cozinha inspiradora, duradoura e prática: ingredientes bem selecionados, dedicação, espaço e receitas do Panelinha, porque elas funcionam e farão de você um chef elogiado.

A cozinha é lugar de trabalho duro, e, segundo a Rita Lobo, quem trabalha com culinária precisa escolher materiais leves, práticos, fáceis de limpar e que tenham boa durabilidade. “Mais que estética, procuro produtos úteis, resistentes, sustentáveis, que não interfiram nas receitas, que não façam mal à saúde, além da facilidade do ‘limpou está novo’. Daí minha escolha pelo inox. Ele torna possível a realização das minhas receitas e facilita o meu dia a dia na cozinha, não precisa de manutenção e é leve. É um material que eu sei que vai durar para sempre. Por isso, ele faz parte da minha cozinha inteira e no meu trabalho. Tenho o inox na bancada, na pia, na coifa, nas panelas e nos meus utensílios”, revela Lobo.

Para quem pensa em planejar uma boa cozinha, a chef dá a receita: investir em um projeto em aço inox. Afinal, trata-se de um material duradouro. Ninguém vai mexer em uma cozinha de inox por uns vinte anos, ao contrário das cozinhas fornecidas por marcenarias. Outra facilidade, segundo ela, consiste na manutenção do produto. “Basta usar água e sabão e, pronto, fica lindo e novo”, explica Lobo. Ela ressalta a necessidade de atenção ao projeto arquitetônico. Ter cuba dupla, coifa e uma bancada em inox – que faça um
triângulo permitindo circular por toda a cozinha. Não se deve esquecer de uma boa máquina de lavar louça – porque cozinhar é bom, lavar nem tanto.
Mas se você já tem uma cozinha bem equipada e prefere investir em utensílios, Rita Lobo recomenda a compra de itens de qualidade. Em sua cozinha não podem faltar boas facas, ralador de cítricos, descascadores de legumes, colheres e conchas de vários tamanhos – tudo em aço inoxidável.

4

O inox pode ser empregado em bancadas, fogões, geladeiras e outros itens presentes na cozinha

Depois dessas dicas no estilo Panelinha, você que gosta de cozinhar só precisa seguir o site e preparar as receitas da chef. Para saber mais acesse: www.panelinha.ig.com.br.

Conheça um pouco mais sobre Rita Lobo

Formada em gastronomia nos EUA, a chef começou a escrever sobre comida em 1995. Cinco anos depois, lançou o site Panelinha, o primeiro a ter receitas testadas e fotografadas exclusivamente para a internet. Rita Lobo é responsável pelo selo editorial Panelinha, produzido em parceria com a Companhia das Letras. Entre os livros produzidos por ela destacam-se “Panelinha, receitas que funcionam” (Senac); “Cozinha de estar, receitas práticas para receber” (Paralela) e o “Pão Nosso – Receitas Caseiras com fermento natural” (Companhia das Letras).

Na TV, ganhou destaque em 2013, com as duas temporadas do programa Cozinha Prática, exibido pelo canal de TV a cabo GNT. Atualmente, apresenta um programa na rádio Estadão, aos domingos, do meio-dia às 13 horas.


Cara de novo

Embora os produtos feitos com o inox sejam muito resistentes, você pode dar uma mãozinha para que se mantenham sempre novos, mesmo com o passar dos anos. Nesse caso, o segredo resume-se em seguir três passos básicos: atender às instruções de uso, lavar de modo adequado e armazenar da forma correta.

O que fazer:

  • Durante a lavagem, use água fria ou morna em vez de quente ou fervendo.
  • Dê preferência a sabão e detergente suave ou neutro.
  • No caso de sujeira moderada, aplique uma mistura de gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool doméstico.
  • Evite esfregar com movimentos circulares.
  • Deixe esponjas de aço, principalmente úmidas, longe de utensílios em inox.
  • Enxague com água em abundância.

Se ainda houver dúvidas, leia a cartilha “Aço Inox – Manutenção e limpeza, manuseio e estocagem”, disponível no site www.aperam.com.br, na seção inox/ produtos e serviços.

Compartilhar: