Revista Espaço

Espaço no Oriente

Inox duplex também é uma boa opção para projetos de arquitetura

14

No projeto do Harbor Square, foram utilizadas 100 toneladas de inox duplex da Aperam South America

Durante 15 anos, a capital libanesa Beirute enfrentou uma guerra civil que destruiu boa parte das construções que ocupavam a área central da cidade. Entre 1975 e 1990, grupos religiosos disputavam o poder e, quando houve a paz, chegou o momento da reconstrução. Uma das principais iniciativas nesse sentido, e que completa 10 anos em 2014, foi a criação da Companhia Libanesa para o Desenvolvimento e Reconstrução do Centro da Cidade de Beirute, chamada de Solidere.

Essa organização reuniu recursos de investidores para promover a recuperação, sem que fosse necessário mobilizar o Estado. Entre seus projetos de destaque está a Harbor Square, espaço composto por colunas e uma armação entrelaçada na cobertura. Próxima ao litoral, a construção recebeu o inox duplex, produto ideal para garantir maior durabilidade frente ao desgaste provocado pela maresia. “A utilização do duplex em aplicações voltadas para estruturas, pontes e outros itens da arquitetura tem como aspecto positivo, em relação a outros produtos, a possibilidade de utilização de menor volume de material necessário para obter boa resistência”, avalia o engenheiro de Aplicação da Aperam South America, Júlio Cesar Di Cunto.

Para dar forma ao projeto, a Aperam forneceu 100 toneladas do inox duplex 2205. Aplicado com sucesso em equipamentos que sofrem desgastes severos como aqueles empregados nos setores de Óleo e Gás e Papel e Celulose, o duplex apresenta elevada resistência à corrosão e boa soldabilidade. Essas características também podem trazer importantes resultados quando se trata de arquitetura. “O Harbor Square abre boas possibilidades para ampliar a utilização do inox duplex nesse segmento. Com o projeto temos mais um exemplo prático dos aspectos positivos que o material garante a esse tipo de obra”, aponta.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.