Revista Espaço

Três décadas de inovação

Seminário Geral relembra histórias que contribuíram para o fortalecimento de iniciativa implantada na década de 1980

Quando o Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) chegava à Aperam, Ednaldo José de Oliveira também iniciava sua trajetória profissional. Com apenas 18 anos, o maquinista, que hoje faz parte da gerência de Manutenção de Utilidades e Transportes, encantou-se com a metodologia que envolve a elaboração de projetos. “É uma oportunidade para melhorar o dia a dia no trabalho e, ainda, somos reconhecidos pelo empenho. Em 2007, viajei com o grupo para conhecer outras empresas da Europa e ver como elas trabalham. Foi a primeira vez que fui ao exterior”, comenta.

Assim como Ednaldo, outros empregados guardam importantes recordações que se relacionam ao CCQ, e algumas dessas histórias foram resgatadas durante o Seminário Geral, realizado no mês de dezembro. Em 2013, 250 equipes promoveram 7.770 melhorias em toda a Usina. Do total de 42 projetos avaliados, sete concorreram aos prêmios de Campeão Geral, Imitação e Criatividade.

20

O grupo Rolinox elaborou o projeto que foi o grande vencedor em 2013

O responsável mundial pela Saúde e Segurança do Grupo Aperam e diretor de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade da Aperam South America, Ilder Camargo, lembrou que a Empresa completará 70 anos em 2014 e que a perenidade do negócio depende de iniciativas como o CCQ. “Cada um de vocês ajudou a construir e fortalecer o CCQ e a história da Empresa. O programa é também um caminho para o Challenge, que já nos trouxe vários reconhecimentos. Essa metodologia é um pilar importante para a melhoria da nossa competitividade”, afirma. O Challenge é um evento mundial do segmento de aços inoxidáveis, realizado anualmente, que premia os melhores projetos desenvolvidos por empregados das áreas operacionais do Grupo Aperam.

Além dos depoimentos de participantes do CCQ e da exposição dos projetos finalistas, o evento contou com uma apresentação especial do grupo 10Envolver, representante da Aperam Bioenergia, que tratou do projeto “Desgalhador Mecanizado – AB2000”, vencedor da última edição do Challenge. A iniciativa, implantada no último trimestre de 2011, consiste em um dispositivo mecânico com discos rígidos de aço que garante mais segurança para a operação de desgalha e melhoria na qualidade do carvão vegetal.

De olho no Challenge

O grande vencedor da edição 2013 do Seminário Geral de CCQ, o projeto “ Aumento de vida útil dos cilindros do LE2” é uma iniciativa realizada na gerência de Recozimento de Aços Inox e nasceu como resultado de muita motivação. Isso é oque conta Jean Carlos de Castro, analista de Suprimentos e integrante do grupo Rolinox. Assim como o CCQ, ele completa 30 anos, em 2013, já pensando em novas conquistas. “Desde que começamos o projeto, imaginávamos o momento da vitória, com todos unidos, aguardando o anúncio. Contamos com o apoio dos gerentes e até mesmo de colegas que nem faziam parte do projeto. A expectativa agora é ser campeão do Challenge”, comenta.


Conheça os vencedores do Seminário Geral de CCQ 2013 em cada categoria:

  • Rolinox – Gerência Executiva de Laminação e Acabamento de Aço Inox – Campeão Geral
  • Transformers – Gerência Executiva de Laminação aQuente – prêmio Imitação
  • 1000 Ideias – Gerência Executiva de Aciaria – prêmio Criatividade
Compartilhar: