Revista Espaço

Três décadas de inovação

Seminário Geral relembra histórias que contribuíram para o fortalecimento de iniciativa implantada na década de 1980

Quando o Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) chegava à Aperam, Ednaldo José de Oliveira também iniciava sua trajetória profissional. Com apenas 18 anos, o maquinista, que hoje faz parte da gerência de Manutenção de Utilidades e Transportes, encantou-se com a metodologia que envolve a elaboração de projetos. “É uma oportunidade para melhorar o dia a dia no trabalho e, ainda, somos reconhecidos pelo empenho. Em 2007, viajei com o grupo para conhecer outras empresas da Europa e ver como elas trabalham. Foi a primeira vez que fui ao exterior”, comenta.

Assim como Ednaldo, outros empregados guardam importantes recordações que se relacionam ao CCQ, e algumas dessas histórias foram resgatadas durante o Seminário Geral, realizado no mês de dezembro. Em 2013, 250 equipes promoveram 7.770 melhorias em toda a Usina. Do total de 42 projetos avaliados, sete concorreram aos prêmios de Campeão Geral, Imitação e Criatividade.

20

O grupo Rolinox elaborou o projeto que foi o grande vencedor em 2013

O responsável mundial pela Saúde e Segurança do Grupo Aperam e diretor de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade da Aperam South America, Ilder Camargo, lembrou que a Empresa completará 70 anos em 2014 e que a perenidade do negócio depende de iniciativas como o CCQ. “Cada um de vocês ajudou a construir e fortalecer o CCQ e a história da Empresa. O programa é também um caminho para o Challenge, que já nos trouxe vários reconhecimentos. Essa metodologia é um pilar importante para a melhoria da nossa competitividade”, afirma. O Challenge é um evento mundial do segmento de aços inoxidáveis, realizado anualmente, que premia os melhores projetos desenvolvidos por empregados das áreas operacionais do Grupo Aperam.

Além dos depoimentos de participantes do CCQ e da exposição dos projetos finalistas, o evento contou com uma apresentação especial do grupo 10Envolver, representante da Aperam Bioenergia, que tratou do projeto “Desgalhador Mecanizado – AB2000”, vencedor da última edição do Challenge. A iniciativa, implantada no último trimestre de 2011, consiste em um dispositivo mecânico com discos rígidos de aço que garante mais segurança para a operação de desgalha e melhoria na qualidade do carvão vegetal.

De olho no Challenge

O grande vencedor da edição 2013 do Seminário Geral de CCQ, o projeto “ Aumento de vida útil dos cilindros do LE2” é uma iniciativa realizada na gerência de Recozimento de Aços Inox e nasceu como resultado de muita motivação. Isso é oque conta Jean Carlos de Castro, analista de Suprimentos e integrante do grupo Rolinox. Assim como o CCQ, ele completa 30 anos, em 2013, já pensando em novas conquistas. “Desde que começamos o projeto, imaginávamos o momento da vitória, com todos unidos, aguardando o anúncio. Contamos com o apoio dos gerentes e até mesmo de colegas que nem faziam parte do projeto. A expectativa agora é ser campeão do Challenge”, comenta.


Conheça os vencedores do Seminário Geral de CCQ 2013 em cada categoria:

  • Rolinox – Gerência Executiva de Laminação e Acabamento de Aço Inox – Campeão Geral
  • Transformers – Gerência Executiva de Laminação aQuente – prêmio Imitação
  • 1000 Ideias – Gerência Executiva de Aciaria – prêmio Criatividade
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.