Revista Espaço

Compromisso ambiental e social

Aperam South America é reconhecida em prêmios concedidos pela Whirlpool

28

Os projetos desenvolvidos durante dois anos renderam economia de energia e o reconhecimento da Whirpool

Reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2 otimizando, ainda, o uso de recursos financeiros da Empresa. Esses objetivos nortearam os trabalhos que deram origem ao case “Conservação e Eficiência Energética 2010/2011”, vencedor do Prêmio Sustentabilidade para Fornecedores, concedido pela Whirlpool em 2013. O projeto relata melhorias que, em dois anos, geraram uma economia de 310 mil GJ, incluindo energia elétrica e térmica. Isso corresponde a um consumo equivalente de energia elétrica de 34 mil MWh, suficiente para abastecer oito mil residências por um ano.

Entre os destaques do case premiado, estão o projeto de troca do recuperador de calor do forno de reaquecimento da Laminação a Quente e a substituição do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pelo Gás de Alto Forno (GAF), na linha de recozimento final da Laminação a Frio de Aços Elétricos.

Essas e outras ações foram desenvolvidas com apoio da equipe de Eficiência Energética da Empresa, criada em 2008. “O diferencial para a conquista está na forma como a Aperam cuida do assunto. A equipe, com outras áreas de apoio, como Automação e Engenharia, mantém contato direto, dando suporte técnico e tratando do tema como um todo”, avalia o assistente técnico da área de Eficiência Energética, Luciano Lellis Miranda. A Whirlpool, cliente da Aperam no setor de linha branca, criou a premiação este ano, para valorizar iniciativas sustentáveis de seus fornecedores. Ao todo, foram 55 trabalhos inscritos.

Produção responsável

A entrega da premiação ocorreu durante o Encontro de Fornecedores, Supplier’s Day. Na ocasião, a Aperam e seus subfornecedores, Aperam Bioenergia e Vale, foram reconhecidos com a certificação do Programa de Avaliação da Cadeia do Aço. “Receber esse reconhecimento é importante para a Aperam, pois mostra um forte alinhamento entre a Aperam e a Whirpool, um grande parceiro da Empresa. A certificação reforça que estamos no caminho certo e ainda revela o comprometimento dos nossos fornecedores”, avalia o diretor Comercial e de Logística, Frederico Ayres Lima.

O programa de Avaliação da Cadeia do Aço foi criado pela Whirpool para verificar o atendimento às normas de Responsabilidade Social, Saúde e Segurança e Gestão Ambiental, por parte de seus fornecedores. Para isso, os subfornecedores, as empresas que oferecem matéria-prima para a produção do aço também foram avaliadas. Entre os critérios analisados aparecem o atendimento a exigências como a ausência de trabalho infantil e trabalho forçado ou análogo ao escravo. Além disso, observaram os direitos dos povos indígenas e o manejo florestal.

“Estamos comprometidos não apenas com a qualidade do carvão que produzimos, mas também com o respeito às comunidades e ao meio ambiente na execução de nossos processos. O reconhecimento é recebido com orgulho e se apresenta como uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso”, comenta o gerente executivo da Aperam Bioenergia, Ricardo Wagner Pinto Leite.


Juntos pela qualidade

A Aperam Inox Tubos Brasil recebeu da Whirpool o certificado de “Qualificação de Fornecedores de Materiais e Serviços Diretos”, na categoria Grow, nível máximo de reconhecimento oferecido pela detentora das marcas Brastemp, Consul e  KitchenAid, no Brasil. A avaliação, feita por um organismo certificador independente, baseado no WSQE – Whirpool Supplier Quality Excellence, considerou aspectos como qualidade (do recebimento, do controle de processos e do produto), melhoria contínua, saúde, segurança, meio ambiente, responsabilidade social e outros. “É uma grande satisfação sermos classificados nesse nível de excelência por uma empresa que preza pela alta exigência em todos os seus critérios de avaliação. O resultado atesta a qualidade de nossos processos e confirma o atendimento pleno das necessidades de um cliente estratégico para todo o grupo Aperam”, comenta o gerente geral da Aperam Inox Tubos, Henrique de Ulhôa Cintra.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.