Revista Espaço

Compromisso ambiental e social

Aperam South America é reconhecida em prêmios concedidos pela Whirlpool

28

Os projetos desenvolvidos durante dois anos renderam economia de energia e o reconhecimento da Whirpool

Reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2 otimizando, ainda, o uso de recursos financeiros da Empresa. Esses objetivos nortearam os trabalhos que deram origem ao case “Conservação e Eficiência Energética 2010/2011”, vencedor do Prêmio Sustentabilidade para Fornecedores, concedido pela Whirlpool em 2013. O projeto relata melhorias que, em dois anos, geraram uma economia de 310 mil GJ, incluindo energia elétrica e térmica. Isso corresponde a um consumo equivalente de energia elétrica de 34 mil MWh, suficiente para abastecer oito mil residências por um ano.

Entre os destaques do case premiado, estão o projeto de troca do recuperador de calor do forno de reaquecimento da Laminação a Quente e a substituição do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pelo Gás de Alto Forno (GAF), na linha de recozimento final da Laminação a Frio de Aços Elétricos.

Essas e outras ações foram desenvolvidas com apoio da equipe de Eficiência Energética da Empresa, criada em 2008. “O diferencial para a conquista está na forma como a Aperam cuida do assunto. A equipe, com outras áreas de apoio, como Automação e Engenharia, mantém contato direto, dando suporte técnico e tratando do tema como um todo”, avalia o assistente técnico da área de Eficiência Energética, Luciano Lellis Miranda. A Whirlpool, cliente da Aperam no setor de linha branca, criou a premiação este ano, para valorizar iniciativas sustentáveis de seus fornecedores. Ao todo, foram 55 trabalhos inscritos.

Produção responsável

A entrega da premiação ocorreu durante o Encontro de Fornecedores, Supplier’s Day. Na ocasião, a Aperam e seus subfornecedores, Aperam Bioenergia e Vale, foram reconhecidos com a certificação do Programa de Avaliação da Cadeia do Aço. “Receber esse reconhecimento é importante para a Aperam, pois mostra um forte alinhamento entre a Aperam e a Whirpool, um grande parceiro da Empresa. A certificação reforça que estamos no caminho certo e ainda revela o comprometimento dos nossos fornecedores”, avalia o diretor Comercial e de Logística, Frederico Ayres Lima.

O programa de Avaliação da Cadeia do Aço foi criado pela Whirpool para verificar o atendimento às normas de Responsabilidade Social, Saúde e Segurança e Gestão Ambiental, por parte de seus fornecedores. Para isso, os subfornecedores, as empresas que oferecem matéria-prima para a produção do aço também foram avaliadas. Entre os critérios analisados aparecem o atendimento a exigências como a ausência de trabalho infantil e trabalho forçado ou análogo ao escravo. Além disso, observaram os direitos dos povos indígenas e o manejo florestal.

“Estamos comprometidos não apenas com a qualidade do carvão que produzimos, mas também com o respeito às comunidades e ao meio ambiente na execução de nossos processos. O reconhecimento é recebido com orgulho e se apresenta como uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso”, comenta o gerente executivo da Aperam Bioenergia, Ricardo Wagner Pinto Leite.


Juntos pela qualidade

A Aperam Inox Tubos Brasil recebeu da Whirpool o certificado de “Qualificação de Fornecedores de Materiais e Serviços Diretos”, na categoria Grow, nível máximo de reconhecimento oferecido pela detentora das marcas Brastemp, Consul e  KitchenAid, no Brasil. A avaliação, feita por um organismo certificador independente, baseado no WSQE – Whirpool Supplier Quality Excellence, considerou aspectos como qualidade (do recebimento, do controle de processos e do produto), melhoria contínua, saúde, segurança, meio ambiente, responsabilidade social e outros. “É uma grande satisfação sermos classificados nesse nível de excelência por uma empresa que preza pela alta exigência em todos os seus critérios de avaliação. O resultado atesta a qualidade de nossos processos e confirma o atendimento pleno das necessidades de um cliente estratégico para todo o grupo Aperam”, comenta o gerente geral da Aperam Inox Tubos, Henrique de Ulhôa Cintra.

Compartilhar: