Revista Espaço

Cinco vezes sustentável

Aperam South America conquista destaque no Guia Exame de Sustentabilidade, na categoria Gestão da Biodiversidade

10

Mirante é espaço estratégico na proteção de áreas verdes; A oferta de capacitações para a comunidade também faz parte das iniciativas da Fundação

12

O evento premiou as empresas-modelo em sustentabilidade no Brasil

Manter a qualidade de seus processos e, ao mesmo tempo, utilizar de forma eficiente os recursos da natureza, respeitando o meio ambiente e as comunidades. De modo resumido, esse caminho deve ser trilhado pelas empresas que desejam atuar de modo sustentável. Essa postura se apresentou como decisiva para a Aperam South America ser eleita uma das empresas-modelo em sustentabilidade, de acordo com o Guia Exame de Sustentabilidade 2013.

13

O prêmio é resultado da atuação da Empresa com foco em Sustentabilidade

Participaram da solenidade, no mês de novembro, em São Paulo, o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães; o responsável mundial pela Saúde e Segurança do Grupo Aperam e Diretor de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade da Aperam South America, Ilder Camargo; o diretor Comercial, Frederico Ayres; o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, além de gerentes da área Comercial da Empresa. “Buscamos diariamente gerar riquezas de modo sustentável. Isso representa parte de nossa cultura e a conquista demonstra nosso empenho nesse sentido. Em todos os processos e projetos que implementamos, buscamos soluções ambientalmente corretas e sustentáveis”, afirma o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães.

Concorreram ao prêmio 184 organizações, das quais 61 aparecem como as mais sustentáveis do país. Também receberam o reconhecimento, as 20 melhores em cada setor, de acordo com sete categorias: Governança da Sustentabilidade, Direitos Humanos, Relação com a Comunidade, Gestão de Fornecedores, Gestão da Água, Gestão da Biodiversidade e Gestão de Resíduos.

Valor da Biodiversidade9

Exercitar o corpo, passear com a família, brincar com as crianças e, principalmente, aprender um pouco mais sobre preservação. Todos esses usos se reúnem no espaço que, em 1993, deixava de ser o Centro de Pesquisa da Acesita Energética para se tornar o Centro de Educação Ambiental – Oikós.

Nesses 20 anos, o local recebeu mais de 46 mil visitas escolares monitoradas. O Oikós abriga cerca de 120 espécies vegetais e 110 de aves típicas da Mata Atlântica, além de 32 nascentes. “Nessas duas décadas, conseguimos estreitar laços com a comunidade, preservar o patrimônio natural da região e, por meio da educação ambiental, incentivar as pessoas a contribuírem. Tudo isso, reforçando a importância que damos à sustentabilidade”, aponta o diretor Ilder Camargo. O trabalho, realizado pela Aperam, por meio da Fundação Aperam Acesita, contribuiu para que a Empresa fosse reconhecida na categoria Gestão da Biodiversidade, do Guia Exame de Sustentabilidade, 2013.

Dentro da Usina, o compromisso com ações de preservação também trata-se de uma constante. Entre os principais resultados, destacam-se a reciclagem de 87% dos resíduos gerados na produção do aço e o uso de carvão vegetal, fornecido pela Aperam Bioenergia, 100% proveniente de florestas renováveis. Além disso, 95% da água utilizada nos processos produtivos são tratados e devolvidos aos rios da região em condições melhores do que quando retirados, o que respeita o padrão de emissão de efluentes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e do Conselho Estadual de Política Ambiental e Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Copam/CERH).

 

 


Empresas-modelo

O Guia Exame de Sustentabilidade, da editora Abril, existe há 13 anos. Seu propósito consiste em identificar, avaliar e divulgar as melhores práticas de Responsabilidade Social das organizações que atuam no Brasil. Para participar, as empresas preenchem um formulário online com 140 perguntas, que tratam desde governança corporativa a aspectos socioambientais.

As respostas são analisadas pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Posteriormente, um conselho deliberativo, formado por especialistas, escolhe as empresas-modelo. Entre os indicadores chave avaliados pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2013, cinco foram fundamentais para essa conquista:

  • Governança da Sustentabilidade;
  • Relação com a Comunidade;
  • Relação com os Fornecedores;
  • Gestão de Água;
  • Gestão de Biodiversidade.
Compartilhar: