Revista Espaço

Atentos ao melhor caminho

Empregados da Aperam South America contam o que fazem para manter um cotidiano mais feliz e equilibrado

26

Carlos Ávila encontrou na meditação uma forma de trazer mais alegria para o dia a dia

Para o compositor Walter Franco, “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”. Mas não é só na Música Popular Brasileira que se encontram pequenas receitas para uma vida melhor. A medicina sugere evitar o sedentarismo, o álcool e o cigarro. As religiões recomendam o perdão e o respeito ao próximo. Cada um define o melhor caminho possível e, entre as inúmeras opções, o analista técnico da gerência de Recozimento de Aço Inox, Carlos Alberto Ávila, escolheu a prática da meditação budista.

“A vida hoje é muito corrida. Damos atenção demais aos nossos desejos e, por isso, sofremos quando não alcançamos tudo o que é da nossa vontade. Nesse contexto, as aulas de Ioga e a meditação me ajudam a desenvolver novas compreensões da vida e esse conhecimento está disponível para todos” observa. Os ensinamentos vindos do Oriente, Carlos descobriu nos livros e em pesquisas na internet. Decidiu mudar também outros hábitos: é vegetariano há mais de 20 anos.

Organização como estratégia

O contato com a natureza também se mostra como outro ‘truque’ que ajuda a trazer leveza para a vida de Carlos. Quando os filhos Alan, de 22 anos, e Bruna, de 16, ainda eram crianças, os três participavam, sempre juntos, das atividades do grupo de escoteiros Jequitibá, no Centro de Educação Ambiental – Oikós. Hoje, o local ainda se destaca como referência para passear e é lá que Sérgio Ricardo Martins, assistente técnico da área de Acabamento de Inox, sai em busca de um ambiente para relaxar.

27

A natureza permite a Sérgio ter uma rotina mais tranquila

“Aprendi em diversas situações na vida que, quando as coisas não vão bem, é só procurar um lugar tranquilo, caminhar, respirar e pensar com calma. Afinal, não existe problema sem solução. Com paciência, ela aparece”, avalia Sérgio. Ele acredita, ainda, que não há nada melhor do que se dedicar a uma atividade prazerosa nos momentos de lazer, como cuidar de orquídeas.

O gosto pelas plantas ajudou a mobilizar os vizinhos no bairro Primavera, em Timóteo (MG), que transformaram um terreno cheio de entulho em uma bela praça. Na ocasião, foi preciso colocar em prática outra estratégia: a organização, companheira no dia a dia, seja no trabalho ou em casa. “Quando conseguimos deixar tudo sistematizado, no lugar certo, ganhamos em agilidade e é possível realizar melhor qualquer tarefa. Isso, somado ao respeito nas relações, torna a vida mais feliz”, define Sérgio.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.