Revista Espaço

Atentos ao melhor caminho

Empregados da Aperam South America contam o que fazem para manter um cotidiano mais feliz e equilibrado

26

Carlos Ávila encontrou na meditação uma forma de trazer mais alegria para o dia a dia

Para o compositor Walter Franco, “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”. Mas não é só na Música Popular Brasileira que se encontram pequenas receitas para uma vida melhor. A medicina sugere evitar o sedentarismo, o álcool e o cigarro. As religiões recomendam o perdão e o respeito ao próximo. Cada um define o melhor caminho possível e, entre as inúmeras opções, o analista técnico da gerência de Recozimento de Aço Inox, Carlos Alberto Ávila, escolheu a prática da meditação budista.

“A vida hoje é muito corrida. Damos atenção demais aos nossos desejos e, por isso, sofremos quando não alcançamos tudo o que é da nossa vontade. Nesse contexto, as aulas de Ioga e a meditação me ajudam a desenvolver novas compreensões da vida e esse conhecimento está disponível para todos” observa. Os ensinamentos vindos do Oriente, Carlos descobriu nos livros e em pesquisas na internet. Decidiu mudar também outros hábitos: é vegetariano há mais de 20 anos.

Organização como estratégia

O contato com a natureza também se mostra como outro ‘truque’ que ajuda a trazer leveza para a vida de Carlos. Quando os filhos Alan, de 22 anos, e Bruna, de 16, ainda eram crianças, os três participavam, sempre juntos, das atividades do grupo de escoteiros Jequitibá, no Centro de Educação Ambiental – Oikós. Hoje, o local ainda se destaca como referência para passear e é lá que Sérgio Ricardo Martins, assistente técnico da área de Acabamento de Inox, sai em busca de um ambiente para relaxar.

27

A natureza permite a Sérgio ter uma rotina mais tranquila

“Aprendi em diversas situações na vida que, quando as coisas não vão bem, é só procurar um lugar tranquilo, caminhar, respirar e pensar com calma. Afinal, não existe problema sem solução. Com paciência, ela aparece”, avalia Sérgio. Ele acredita, ainda, que não há nada melhor do que se dedicar a uma atividade prazerosa nos momentos de lazer, como cuidar de orquídeas.

O gosto pelas plantas ajudou a mobilizar os vizinhos no bairro Primavera, em Timóteo (MG), que transformaram um terreno cheio de entulho em uma bela praça. Na ocasião, foi preciso colocar em prática outra estratégia: a organização, companheira no dia a dia, seja no trabalho ou em casa. “Quando conseguimos deixar tudo sistematizado, no lugar certo, ganhamos em agilidade e é possível realizar melhor qualquer tarefa. Isso, somado ao respeito nas relações, torna a vida mais feliz”, define Sérgio.

Compartilhar: