Revista Espaço

Valor que se aprende desde cedo

Concurso de mascotes é novidade nas atrações promovidas pela Fundação Aperam Acesita, na Semana Nacional do Trânsito

Um cone laranja com listras brancas, utilizado para demarcar onde não se deve passar. O objeto simples ganhou vida, graças à imaginação de Gesiane Nunes Barbosa. A estudante, de 10 anos, é aluna do 4° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Capitão Egídio Lima e se inspirou nele para criar o “Amiguinho aviso”. Esse é o nome do mascote vencedor do primeiro concurso realizado pela Fundação Aperam Acesita e parceiros do Projeto Transitolândia, para escolha do personagem que representou as ações da Semana Nacional de Trânsito, realizadas de 16 a 20 de setembro.

“Para fazer o desenho, pensei em coisas relacionadas ao trânsito. Usei as mesmas cores que costumo ver nos cones. O boneco criado a partir do desenho ficou do jeito que eu imaginava”, conta Gesiane. A menina, que ganhou como prêmio uma bicicleta, concorreu com estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental de 12 escolas de Timóteo.

Para elaborar os trabalhos, os alunos fizeram uma visita à Transitolândia, assistiram a um vídeo educativo e, após as instruções de um policial, exercitaram, na prática, o que foi aprendido. Além disso, trabalharam o tema em sala de aula e em casa, como conta a professora Andreza Teixeira, do 4° ano da Escola Estadual Capitão Egidio Lima. “Achei interessante a proposta, pois conseguimos tratar de um conhecimento que extrapola os limites da sala de aula. Falar de segurança é muito importante para o cotidiano das crianças”.

Vários públicos

22

Geisiane Nunes, vencedora do concurso de mascotes

Se desde cedo é importante aprender como buscar um trânsito mais seguro, isso não deve ser esquecido em outras etapas da vida. Por isso, as ações da Semana do Trânsito, promovidas pela Fundação Aperam Acesita e parceiros, reuniram diferentes públicos. Os jovens que estão concluindo o Ensino Médio e não conseguem conter a ansiedade para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação participaram de palestras e assistiram a vídeos com informações sobre a importância da direção defensiva.

Durante a Semana, uma simulação de acidente de trânsito na BR 381, próximo à portaria 3 da Aperam, funcionou como advertência às pessoas que passavam no local. A iniciativa foi promovida pelo Movimento Trânsito Mais Seguro (MTMS), formado pela Polícia Militar Rodoviária e outros 50 parceiros, entre eles, a Aperam.

Além disso, outras ações contaram com a participação do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Rotary Club de Acesita, Polícia Militar de Minas Gerais – 85ª Cia de Timóteo – e Grupo de Ciclismo Trilhas e Rumos.

“O concurso de mascotes foi um diferencial em 2013. Dessa forma, trouxemos a segurança como tema para reflexão, por ser um assunto tão importante para a formação das crianças”, avalia a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.


Números que preocupam

A Semana Nacional do Trânsito é promovida todos os anos, em setembro, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo é incentivar o comportamento seguro para reduzir os índices de acidente.

O tema de 2013,“ Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos,responsabilidades e escolhas”, foi definido por sua relevância nas estatísticas de acidentes.De acordo como Governo Federal,21% das mortes no trânsito estão relacionadas ao consumo de álcool.

 

Compartilhar: