Revista Espaço

Resultado de equipe

Pelo quarto ano consecutivo, Aperam South America conquista um lugar entre as 150 melhores empresas para se trabalhar

Marcar o maior número possível de gols. Sofrer poucos ou nenhum. No mundo do futebol, essa receita básica, válida para cada jogo, conduz um time ao título. Para isso, meio de campo, defesa­e­ataque­devem­atuar­integrados.­Fora­das­quatro­linhas,­ no ambiente empresarial, agir como um time, com sinergia, também se mostra indispensável. Essa é a estratégia utilizada pela Aperam South America para fazer parte, em 2013, pelo quarto ano seguido, da lista do “Guia Você S/A Exame — As Melhores Empresas para Você Trabalhar”.

“O resultado demonstra não apenas os esforços para construir uma Empresa mundialmente competitiva e sustentável, mas também reafirma a confiança dos nossos empregados na forma como conduzimos a gestão de pessoas na Aperam”, analisa o responsável mundial por Saúde e Segurança do Grupo Aperam e diretor de Recursos Humanos da ­Aperam South America,­ Ilder ­Camargo.­­

Em um time campeão, cada integrante precisa encontrar, além de bem-estar, um ambiente seguro e oportunidades de aperfeiçoamento. ­Por ­isso,­ as políticas ­de ­Recursos ­Humanos da Empresa utilizam esses elementos como norteadores do trabalho desenvolvido. Entre os destaques, o pacote de benefícios apareceu como um diferencial. O programa Saúde & Vida Aperam, por exemplo, reúne os planos de saúde, odontológico e farmacêutico, além da assistência social para empregados e dependentes, atendendo oito mil vidas. Está entre os mais completos em termos de abrangência e cobertura no segmento siderúrgico.

Quando se fala em capacitação, a Aperam atua em diferentes frentes, de acordo com a fase do desenvolvimento profissional de cada empregado. São contemplados estagiários, aprendizes, pessoas que ocupam cargos de liderança e, também, aqueles que estão sendo reintegrados ao mercado de trabalho, como os participantes do programa ­Ação ­Global de ­Inclusão e Reabilitação(Agir).­ A ­iniciativa permitiu que 91% dos envolvidos retornassem ao trabalho.


12Quando ­tinha ­18 ­anos, ­Juliney­ da Cruz ­iniciou sua trajetória na Empresa e enxergou a possibilidade de crescimento.­ Hoje,­ 24 ­anos depois,­ é ­supervisor de Manutenção de Equipamentos, na Aciaria.

“Fiz a escolha certa quando decidi trabalhar na Aperam. Acredito que ajudei a Empresa a crescer e ela me ajudou a desenvolver profissionalmente. Tenho orgulho em fazer parte dessa equipe”

 

 


13Atualmente,­ como gerente ­executivo ­de ­Vendas, ­Daniel Domingues ­trabalha ­na ­Aperam há 5 ­anos.­ Acompanha contratos, equipes de vendedores e orçamentos.

“Acredito que o inox é o produto do futuro. Além disso, as políticas da Empresa são sólidas e o RH bem consolidado. Aqui, quem contribui para o crescimento da Empresa tem sempre oportunidade de crescimento”

 


Liderança entra em campo

Para manter uma equipe forte, é fundamental a existência de integrantes com funções estratégicas, que atuem para fortalecer o relacionamento dentro do grupo e sejam exemplos para os demais empregados. Características como essas merecem atenção especial na Aperam South America, que investe em iniciativas para identificar pessoas com esse perfil e capacitá- las durante a vida profissional. A atuação junto aos futuros supervisores é uma das ações nesse sentido. Em 2013, cerca de 20 pessoas foram capacitadas para assumir essa função.

Os empregados de nível universitário e gerencial, que estão em linha de sucessão, recebem, no programa Short Term Assignment (STA), a oportunidade de capacitação em contexto internacional. São estimulados a lidar em um ambiente de diversidade, no qual aprendem a solucionar problemas, aplicar novas tecnologias e promover resultados efetivos para empresas do Grupo Aperam. O STA já possibilitou essa experiência a 24 empregados brasileiros e dez estrangeiros.

A liderança, seja na avaliação dos próprios empregados ou na análise das práticas de gestão de pessoas, ganhou destaque nos resultados obtidos pela Aperam no Guia Você S/A – Exame – ­2013 ­-­ As ­Melhores ­Empresas para Você Trabalhar.­Confira:

Nota da Empresa – Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas                Índice de qualidade no Ambiente de Trabalho (apontado pelos empregados):

1415

 

 

 

 

 


Etapas rumo ao título

A seleção das empresas vencedoras do Guia é realizada, anualmente, pelas revistas Você S/A e Exame, em parceria com a ­Fundação ­Instituto ­de Administração (FIA).­ Em 2013,­ participaram ­mais de 500 ­organizações de 19 setores diferentes. Entenda como funciona a avaliação para escolha das 150 Melhores Empresas para Você ­Trabalhar:

  1. Colaboradores das empresas, escolhidos aleatoriamente, respondem as questões sobre o espaço de trabalho;
  2. A­área­de­Recursos­Humanos­relata­quais­são­aspráticas de gestão de pessoas na empresa;
  3. A comissão organizadora visita as empresas pré- classificadas para conhecer suas instalações. Entrevista profissionais­de­RH­e­se­reúne­com­representantes­dosníveis operacional e gerencial;
  4. Os dados recolhidos com os empregados e a Empresa são comparados com a percepção da comissão. Em seguida, são apontadas as 150 melhores.

16Em 11 anos de Empresa, Cleider Araújo transitou por diversas áreas. Começou como técnico em Mecânica, depois passou a operador de Acabamentos e, posteriormente, a auxiliar de Estatísticas.­Hoje,­ atua como analista da ­Diretoria Financeira ­de ­Controladoria.­

“Sou rodeado por colegas que, assim como eu, tiveram oportunidade de crescimento. Isso demonstra que o segredo da Empresa está na relação de confiança estabelecida com o empregado”.

 

 


17O ­pai de ­Sérgio de ­Vasconcellos ­Júnior fez ­carreira ­na Empresa e isso o incentivou a buscar seu espaço na Aperam. Entrou como aprendiz de ofício e, há mais de um ano, tornou-se analista técnico de processos da Metalurgia de Aços Elétricos.

“Saúde e segurança são valores muito fortes na Aperam. Uma referência entre as demais empresas do setor. Além disso, os gestores buscam o desenvolvimento individual e coletivo”

Compartilhar: