Revista Espaço

Muito além de um diploma

Projeto Capacitar proporciona mudança de vida para empregados da Aperam Bioenergia

28

A iniciativa possibilitou que mais de 400 pessoas concluíssem os estudos

O corte de eucalipto foi a primeira tarefa de Sílvio Rodrigues, há 28 anos, na Aperam Bioenergia, em Capelinha (MG). Como havia concluído apenas a quarta série, o desejo de mudar de função encontrava um obstáculo. “Sempre via oportunidades de crescimento na Empresa, mas para ocupar as vagas era necessário ter estudo”, lembra. Esse problema começou a fazer parte do passado em 2005, quando a parceria com a Fundação Aperam Acesita ­deu origem ­ao Projeto Capacitar.

O apoio dos colegas e a vontade de aprender também ajudaram Sílvio a conseguir o diploma do Ensino Fundamental.­ Ele ­decidiu, ­no entanto,­ que não pararia por aí. Em 2013, foi a vez de buscar o certificado de conclusão do Ensino Médio. “Sou muito grato à Empresa por essa chance. Aprendi muitas coisas que melhoraram o meu dia a dia. Também ficou mais fácil acompanhar o andamento dos filhos ­na ­escola”.­ Dos seis filhos de Sílvio, quatro já concluíram o Ensino Médio.

A conquista de mais um sonho

Acercar de 60­ quilômetros, ­em Itamarandiba(MG),­ o ­Projetos Capacitar também ­ajudou o operador Antônio ­Gregório da Costa a descobrir novas possibilidades. Assim como Sílvio, ele havia abandonado os estudos na quarta série. “Minha família era muito pobre, deixei cedo os estudos para trabalhar. Os horários sempre dificultavam o retorno às salas de aula”, diz.

Em 2008, Sílvio iniciava a quinta série e, mesmo quando as dificuldades apareciam, lá estavam os supervisores e coordenadores para incentivá-lo a continuar. Agora, poderá realizar o sonho de ser técnico de mecânica e eletricidade de automóveis. “A formatura sempre foi um sonho para mim. Com os estudos, passei a respeitar ainda mais a profissão dos outros, porque consigo entender melhor o que eles me explicam. Sou um vitorioso”, conclui.


Resultados do incentivo

Em nove anos, o Projeto Capacitar, voltado para a melhoria do nível de escolaridade dos empregados da Aperam Bioenergia, possibilitou a 401 pessoas concluir os estudos. Com a mesma metodologia, o Projeto Estudar, voltado para empregados da Aperam South America e prestadores de serviço, no Vale do Aço, encerrou suas atividades em 2012.­ As duas ­iniciativas ­formaram mais de ­1.700­ alunos.­

“A Fundação tem orgulho ­desses resultados. ­É muito ­bom ­ver nossa ­contribuição ­nas histórias de empregados que queriam mais da vida e decidiram buscar seus objetivos. Isso é apenas uma ­amostra do impacto ­positivo que a ­educação ­pode ­provocar ­na ­vida das ­pessoas”,­ destaca o presidente ­da ­Fundação Aperam ­Acesita, Venilson ­Vitorino.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.