Revista Espaço

Melhor que a encomenda

Projeto no Pátio de Resíduos mostra como o trabalho conjunto proporciona retornos financeiros e ambientais

21

Engenharia e Meio Ambiente atuam em conjunto para garantir bons resultados no Projeto de Ampliação Vertical do Pátio de Resíduos

Gerar cada vez menos resíduos e sempre oferecer a melhor destinação a cada um deles. Para ser ainda mais sustentável, a Aperam South America aposta nessas duas práticas. Um dos segredos que asseguram melhores resultados é a integração entre as áreas, como no Projeto de Ampliação Vertical do Pátio de Resíduos. As gerências de Engenharia e Meio Ambiente atuaram, desde 2009, na iniciativa que chegou à fase final em setembro deste ano.

“O que foi feito é reflexo da busca pela inovação, sempre estimulada na Empresa. Utilizamos a nossa criatividade para ver oportunidades de melhoria nos projetos e estamos prontos para novos desafios”, avalia o gerente do Projeto, Flávio Souza Silva. A ampliação vertical permite que o Pátio de Resíduos tenha o seu tempo de vida útil aumentado de 34 para 39 anos, sem a necessidade de aumentar sua área. Além de atingir o objetivo final, o desenvolvimento do projeto também foi marcado por importantes conquistas, como a execução sem acidentes e o custo menor que o estabelecido originalmente.

 

O resultado, alcançado na disposição de resíduos, que já era bom, poderá ser ainda melhor, como aponta o analista técnico da área de Meio Ambiente, Jorge Célio de Oliveira. “O objetivo é que, na prática, o tempo de vida útil seja maior. Pautada pelo pilar da sustentabilidade, nossa área trabalha constantemente para encontrar alternativas de aplicação de resíduos”. Entre essas iniciativas, está a parceria entre a Aperam e a Ferbasa, localizada na Bahia, para utilização da lama grossa do convertedor AOD-L no processo de produção de ferro-cromo.

Destaque

Entre os 18 trabalhos apresentados no Prêmio Cosis 2013, o projeto de ampliação do Pátio de Resíduos foi o grande vencedor. O evento é uma iniciativa interna que reconhece os melhores trabalhos realizados pelos empregados em diversas tecnologias. Na oportunidade, o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, destacou que “há 40 anos o Cosis vem demonstrando a força das iniciativas de desenvolvimento tecnológico de produtos, processos e equipamentos, bem como das práticas de gestão, contribuindo para a melhoria dos resultados da Empresa”.

Compartilhar: