Revista Espaço

Editorial

Caro leitor,

1

Clênio Guimarães
Presidente da Aperam South America

Para uma empresa que tem como um de seus valores a inovação, nada mais natural e desafiador do que marcar presença em um projeto que levará à constante evolução das pesquisas científicas no Brasil. Portanto, é com orgulho que a Aperam South America participa com o aço elétrico E 233, na fabricação dos ímãs do novo acelerador de partículas brasileiro.

Com o objetivo de atender às necessidades de clientes como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e outros, apostamos no constante aprimoramento do produto, possível graças ao investimento em pesquisa e capacitação. Como resultado, a Aperam se distingue de concorrentes na produção do aço elétrico de Grão Não-Orientado com as menores perdas magnéticas do mundo.

Nesta edição, a revista Espaço mostra, também, como outros produtos de nosso portfólio conquistam o mercado ao oferecer durabilidade, beleza e versatilidade. No setor náutico, o inox 316 é empregado em itens do mobiliário de embarcações como caixas de bateria, pias etc. Essas formas de aplicação podem ser vistas, por exemplo, no veleiro Kat, utilizado pela família Schurmann para sua terceira volta ao mundo.

Preocupados não apenas com a qualidade de nosso aço, desenvolvemos alternativas relevantes do ponto de vista ambiental, como o projeto de ampliação do Pátio de Resíduos. Além de aumentar o tempo de vida útil da área de 34 para 39 anos, o projeto permitiu executar as obras com valor inferior ao previsto. Pela sua relevância, o trabalho foi o grande vencedor do Prêmio Cosis 2013, iniciativa interna que reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos pelos empregados em diversas tecnologias.

A Aperam South America também comemora a presença, pelo quarto ano consecutivo, na lista das 150 empresas do “Guia Você S/A Exame — As Melhores Empresas para Você Trabalhar”. A conquista reafirma a confiança que os empregados depositam na nossa gestão e o reconhecimento às ações de valorização das equipes, de cuidado com o clima e o esforço em construir uma empresa competitiva e sustentável.

Boa leitura!


Eficiência

É campeão!

1A Aperam Bioenergia comemora a conquista inédita da Empresa na 9ª edição do Challenge(O Challenge é a competição mundial do segmento de inoxidáveis do Grupo Aperam, realizada anualmente, para reconhecer os melhores projetos desenvolvidos por empregados da área operacional.), tema de reportagem na edição 75 da Espaço. O CEO da Aperam, Philippe Darmayan, visitou a unidade de Timóteo da Aperam South America, em agosto, para entregar o troféu. Na oportunidade, ele destacou a importância da Aperam Bioenergia para a competitividade do aço produzido na Usina.

Também participaram da cerimônia o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães; o responsável mundial por Saúde e Segurança do Grupo Aperam e diretor de Recursos Humanos da Aperam South America, Ilder Camargo; o diretor de Produção, Christophe Carel e o diretor-presidente da Aperam Bioenergia, Jaime Gasparini. “É uma grande honra. A evolução da Empresa é resultado da evolução de cada um de nós”, comenta Gasparini.

O projeto “Mecanização da Operação de Desgalha”, elaborado pelo grupo 10Envolver, contribuiu para a substituição das motosserras no processo de desgalha das árvores destinadas à produção de carvão. A iniciativa garante maior segurança ao operador, além de aumentar a produtividade da Aperam Bioenergia. “É muito bom saber que a nossa atuação contribuiu para a melhoria do trabalho de toda a Empresa. O esforço valeu a pena”, observa o operador de máquinas, Cláudio Adão Fernandes.


Expediente

Pu­bli­ca­ção da Aperam South America • Presidente: Clênio Guimarães • Diretor Comercial: Frederico Ayres Lima • Dire­tor de Produção: Christophe Carel • Diretor Financeiro: Marc Ruppert • Diretor de Recursos Humanos: Ilder Camargo • Conselho Editorial: Adair do Couto, Alcy Dias Rodrigues, Augusto Pompilio, Claudete de Paula, Cleonice Freitas, Débora Sesti, Élvio Reis, Geovane Martins Castro, Igor Grizende, José Carlos Batista, José Geraldo de Castro Américo, Juliana Jácome, Kelly Soares, Márcia Ferreira Andrade, Marli Gerônima, Natasha Arnold, Neide Barbosa, Roberto Couri, Rodrigo Damasceno, Salete Silva, Tereza Leite e Venilson Araujo • En­de­re­ço da Sede: Av. Carandaí, 1.115, 23º e 24º andares, Belo Horizonte/ MG • Endereço da Usina: Praça 1º de Maio, 9 – Centro – Timóteo/MG • Ti­ra­gem: 9 mil exem­pla­res • Jornalista Responsável: Soraya Tôrre (MTb 6003) • Produção Editorial: BH Press Comu­nica­ção • Reportagem e Redação: Andreza Brito (MTb 17.395/MG) • Imagem de capa: arquivo Lnls • Fotos: João Rabêlo • Editoração: AVI Design • Re­vi­são: Tereza Leite • Estagiária: Jade Ferreira • E-­mails pa­ra con­ta­to: inox.co­mu­ni­ca­caousina@aperam.com, inox.fun­da­cao@aperam.com, inox.marketinox@aperam.com.­2

Compartilhar: