Revista Espaço

Da siderurgia para as passarelas

Universo da moda se inspira no aço inoxidável para trazer brilho e modernidade às suas criações

18Você já imaginou ver roupas confeccionadas com inox? Luana Jardim, criadora da coleção “Specular”(A expressão é relativa à Hematita Especularita, uma das pedras usadas na coleção. O mineral serviu de base para dar acabamento às 15 finas chapas geométricas de Inox.), provou que isso é possível. As primeiras peças da estilista, idealizadas em 2009 para o Fashion Rio, significaram um marco em sua carreira. Hoje, o aço inoxidável é peça chave em suas criações, que já ganharam espaço em publicações de moda, como a revista Vogue, e até mesmo na novela Salve Jorge, da Rede Globo de Televisão. As peças da coleção têm como proposta contar como é o caminho de transformação do minério de ferro até chegar ao produto final, o aço.

19

Luana Jardim começou sua trajetória no mundo da moda produzindo criações em inox

20Utilizando imagens de siderúrgicas como cenário, o desfile aconteceu em uma passarela ao ar livre. “O inox, devidamente manuseado, torna a superfície espelhada muito imponente e chique. É um material muito bonito. A tendência é que seja cada vez mais usado no mundo da moda. Estilistas internacionais, como Paco Rabbane, já recorreram ao aço em suas criações”, relata Luana.

As roupas estruturadas, traço marcante da coleção, deixam evidente a semelhança com as armaduras medievais, embora o brilho e a conformação do inox confiram traços de modernidade às criações. A aproximação do inox com a moda encontrada nas ruas se dá, principalmente, nos detalhes. Fora das passarelas, a aplicação do material segue cada vez mais presente em acessórios e itens para acabamento de roupas.

O material está sempre presente nos produtos criados por Luana, que o utiliza em itens ornamentais, sapatos, bordados, em componentes como zíper, fivelas, argolas e bijuterias. “O material agrega muito valor às produções e a intenção é utilizá-lo cada vez mais, visto que apresenta ótimo desempenho na elaboração de acessórios”, conclui Luana.

 

 

Compartilhar: