Revista Espaço

Para o fogo não queimar

Proteção de áreas verdes contra incêndios recebe atenção durante o ano todo

25

O Mirante do Cruzeiro é um importante ponto de observação para identificar focos de incêndio

Lá do alto, a vista do Parque Estadual do Rio Doce, do Centro de Educação Ambiental – Oikós e da cidade de Timóteo (MG) se mostra privilegiada. Por isso, o Mirante do Cruzeiro aparece como ponto estratégico na prevenção e no combate a incêndios na região. Algumas chamas ou um pequeno sinal de fumaça são rapidamente percebidos pelo olhar atento do vigilante que fica a postos para identificar, com precisão, onde se iniciou o fogo. Um grande apoio para as ações feitas lá embaixo.

Tão importante quanto combater o incêndio é o trabalho de prevenção e, nesse caso, a proximidade aparece como o segredo do sucesso. Em escolas, igrejas e associações, onde houver um grupo reunido, a equipe do Oikós aproveita a oportunidade para sensibilizar sobre o tema. Não ficam de fora os vizinhos das áreas verdes. Cerca de 1.800 residências já se encontram cadastradas e os moradores recebem orientações sobre os riscos das queimadas e a importância de manter o quintal limpo.

“Vejo que as pessoas se mostram, cada vez mais, conscientes de que o fogo não traz prejuízo apenas para as empresas, mas leva embora um patrimônio ambiental de todos e que deve ser cuidado por todos”, avalia o coordenador de projetos da Fundação Aperam Acesita, Luiz Antônio Ferreira. Um exemplo de riqueza natural, o Oikós, possui 32 nascentes, 120 espécies vegetais e 110 de aves. O Centro de Educação Ambiental localiza-se ao lado do Parque Estadual do Rio Doce, unidade de conservação reconhecida como reserva da biosfera, sendo o maior remanescente de Mata Atlântica mineira, com quarenta lagoas naturais e grande variedade de fauna e flora.

Tempo seco

De julho a dezembro, o fogo se torna uma ameaça ainda maior, resultado, principalmente, do tempo seco. Mas pensar em prevenção tem sido uma constante para a Aperam South America durante todo o ano.

Além de elaborar o Plano de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais de Timóteo (MG), juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Estadual de Florestas e Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Empresa também, possui o próprio plano e a Prática Padrão Contratada – PPC, associando estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais, a cuidados com a saúde e a segurança dos brigadistas.

O plano da Aperam evidencia que ações estruturadas e contínuas consistem num avanço na proteção das áreas verdes, usualmente esquecidas quando se trata de ações de proteção. Para avaliação dos resultados, realizam-se rotineiramente consolidações de dados para análise, em busca de oportunidades de melhorias.

O Centro de Educação Ambiental – Oikós, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas e Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Bombeiro Militar, anualmente realiza o curso de capacitação para os brigadistas, que atuam na Empresa e em outras instituições do município. O conteúdo inclui técnicas de combate a incêndios florestais e planejamento de ações para lidar com calamidades. “Encaramos o fogo com muita seriedade. Na prevenção ou no combate, o foco é sempre contribuir com a qualidade de vida e cuidar da beleza que temos na cidade. Nesse sentido, a atuação parceira de todos tem sido fundamental”, conclui Luiz Antônio.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.