Revista Espaço

Formação para liderar

Aperam South America investe no desenvolvimento de supervisores

17

Enéias, Clinger e Leones (da esquerda para a direita) apostam na capacitação para serem bons supervisores

Manter um bom relacionamento, pautar as ações pensando no presente e no futuro e, principalmente, ser um bom exemplo para a equipe. De acordo com o supervisor de Acabamento de Aços Elétricos, Leones Bertolini, essas características se mostram primordiais para essa função. Na Aperam, os supervisores são líderes de grande importância e cuidam da equipe, da produção e da saúde e segurança.

Nesse sentido, a área de Recursos Humanos, em parceria com as demais, trabalha para encontrar profissionais com esse perfil, capacitar os que atuam e/ou atuarão na função. O desenvolvimento dos supervisores começa na identificação de sucessores para o cargo. Após mapeados, participam de formação em liderança e têm a experiência de substituir o supervisor. Quando assumem o cargo, podem participar do Programa Equipe de Alta Performance. Para fortalecer a formação, os supervisores participam ainda de workshops mensais.

Leones atua como supervisor há três anos e passa por atividades de treinamento, reciclagem e nivelamento. “É interessante a oportunidade de separar um tempo para ter contato com outros supervisores e trocar experiências. Assim, conseguiremos melhorar o trabalho a cada dia”, avalia. Desde maio de 2013, ele participa com outros 59 supervisores de workshops mensais.

Com o olhar voltado para os futuros supervisores, as áreas passaram por processos seletivos para identificar possíveis sucessores ao cargo, como fizeram a Aciaria e a Laminação de Aços Elétricos e Inoxidáveis. Nesses processos, inscreveram-se cerca de 30 candidatos. O primeiro passo é a divulgação interna de editais, em seguida, os selecionados dão início a treinamentos de 48 horas. Cerca de 20 pessoas concluíram essa capacitação, em 2013, entre elas, o operador de Lingotamento Contínuo, Enéias Epifânio.

Teoria e prática

Há 15 anos na Empresa, Enéias começou sua trajetória como auxiliar de operação. Ele encarou os treinamentos para supervisão como mais uma oportunidade de mostrar seu potencial e buscar crescimento na carreira. Nos módulos do curso, aprendeu sobre processos internos, liderança e gestão de resultados. Além disso, passa por uma preparação prática.

Durante as férias e as folgas do atual supervisor da área, Enéias adquire experiência. “A função se mostra muito desafiadora. Mais que líder, é necessário também ser um espelho para os demais. Preparar as pessoas com antecedência contribui para um desempenho superior”, afirma. Nos últimos dois anos, foram identificados, preparados e promovidos a supervisor 28 empregados.

Um dos promovidos, Clinger Félix Santiago, vê na formação vantagens para toda a Empresa. “O investimento direto nos líderes se torna um investimento também no restante da equipe. Somos preparados para lidar com as pessoas, trazendo mais motivação e reforçando conceitos de saúde, segurança e qualidade”.

Clinger participou, com outros 44 supervisores, do treinamento para formação, em 2011. Assumiu posição de substituto até se tornar supervisor no pátio de matérias-primas, em 2012. Atualmente, participa da 6a turma do Programa Equipe de Alta Performance rumo ao alto desempenho.

“A Aperam trata a formação dos supervisores, nas diferentes fases da vida profissional, como um investimento de grande importância. Evolução e aprendizado fazem parte da nossa cultura”, aponta o gerente executivo de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios da Aperam South America, José Anísio Cabral.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.