Revista Espaço

Formação para liderar

Aperam South America investe no desenvolvimento de supervisores

17

Enéias, Clinger e Leones (da esquerda para a direita) apostam na capacitação para serem bons supervisores

Manter um bom relacionamento, pautar as ações pensando no presente e no futuro e, principalmente, ser um bom exemplo para a equipe. De acordo com o supervisor de Acabamento de Aços Elétricos, Leones Bertolini, essas características se mostram primordiais para essa função. Na Aperam, os supervisores são líderes de grande importância e cuidam da equipe, da produção e da saúde e segurança.

Nesse sentido, a área de Recursos Humanos, em parceria com as demais, trabalha para encontrar profissionais com esse perfil, capacitar os que atuam e/ou atuarão na função. O desenvolvimento dos supervisores começa na identificação de sucessores para o cargo. Após mapeados, participam de formação em liderança e têm a experiência de substituir o supervisor. Quando assumem o cargo, podem participar do Programa Equipe de Alta Performance. Para fortalecer a formação, os supervisores participam ainda de workshops mensais.

Leones atua como supervisor há três anos e passa por atividades de treinamento, reciclagem e nivelamento. “É interessante a oportunidade de separar um tempo para ter contato com outros supervisores e trocar experiências. Assim, conseguiremos melhorar o trabalho a cada dia”, avalia. Desde maio de 2013, ele participa com outros 59 supervisores de workshops mensais.

Com o olhar voltado para os futuros supervisores, as áreas passaram por processos seletivos para identificar possíveis sucessores ao cargo, como fizeram a Aciaria e a Laminação de Aços Elétricos e Inoxidáveis. Nesses processos, inscreveram-se cerca de 30 candidatos. O primeiro passo é a divulgação interna de editais, em seguida, os selecionados dão início a treinamentos de 48 horas. Cerca de 20 pessoas concluíram essa capacitação, em 2013, entre elas, o operador de Lingotamento Contínuo, Enéias Epifânio.

Teoria e prática

Há 15 anos na Empresa, Enéias começou sua trajetória como auxiliar de operação. Ele encarou os treinamentos para supervisão como mais uma oportunidade de mostrar seu potencial e buscar crescimento na carreira. Nos módulos do curso, aprendeu sobre processos internos, liderança e gestão de resultados. Além disso, passa por uma preparação prática.

Durante as férias e as folgas do atual supervisor da área, Enéias adquire experiência. “A função se mostra muito desafiadora. Mais que líder, é necessário também ser um espelho para os demais. Preparar as pessoas com antecedência contribui para um desempenho superior”, afirma. Nos últimos dois anos, foram identificados, preparados e promovidos a supervisor 28 empregados.

Um dos promovidos, Clinger Félix Santiago, vê na formação vantagens para toda a Empresa. “O investimento direto nos líderes se torna um investimento também no restante da equipe. Somos preparados para lidar com as pessoas, trazendo mais motivação e reforçando conceitos de saúde, segurança e qualidade”.

Clinger participou, com outros 44 supervisores, do treinamento para formação, em 2011. Assumiu posição de substituto até se tornar supervisor no pátio de matérias-primas, em 2012. Atualmente, participa da 6a turma do Programa Equipe de Alta Performance rumo ao alto desempenho.

“A Aperam trata a formação dos supervisores, nas diferentes fases da vida profissional, como um investimento de grande importância. Evolução e aprendizado fazem parte da nossa cultura”, aponta o gerente executivo de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios da Aperam South America, José Anísio Cabral.

Compartilhar: