Revista Espaço

Criatividade reconhecida

Aperam Bioenergia conquista premiação inédita no Challenge

18

Equipe 10Envolver é a primeira da Aperam Bioenergia a conquistar o Challenge

O Grupo Aperam conheceu o vencedor da 9ª edição do Challenge, competição mundial do segmento de inoxidáveis, que premia os melhores projetos desenvolvidos por empregados das áreas operacionais, em julho. Como nas edições anteriores, o anúncio do primeiro lugar, feito pelo CEO da Aperam, Philippe Darmayan, ocorreu por videoconferência, com transmissão simultânea para as empresas participantes, na Bélgica, França e Brasil.

Pela primeira vez, um grupo da Aperam Bioenergia, subsidiária da Aperam South America, conquistou o título. O projeto ‘Desgalhador mecanizado – AB2000’, criado pelo grupo 10Envolver, da área de Colheita de Eucalipto, começou a funcionar no último trimestre de 2011. “A iniciativa traz resultados significativos para o setor por tratar-se de uma tecnologia inédita, que contribui para a competitividade do negócio florestal. O grupo 10Envolver representa o entusiasmo e a vibração de toda a Aperam Bioenergia nesse momento”, afirma o presidente da Aperam Bioenergia, Jaime Gasparini.

19

Dispositivo foi acoplado a um dos tratores da unidade

O trabalho responde a uma demanda para substituição das motosserras utilizadas na operação de desgalha, que permite ao operador trabalhar com mais segurança e conforto, além de aumentar a produtividade e contribuir para a melhoria da qualidade do carvão. O projeto teve a participação das áreas de Manutenção Mecânica, Desenvolvimento, Colheita Florestal e Produção de Carvão.

“Vejo com satisfação o fato de ter participado desse trabalho, desde a concepção até a preparação do projeto, para apresentação no Challenge 2013. Conseguimos atingir o nosso principal objetivo, que é demonstrar os excelentes resultados que a melhoria trouxe para os processos de produção da Aperam Bioenergia”, diz o supervisor de Processo, Colheita Florestal e integrante da equipe 10Envolver, Waldmir Castro.

 

Bem representados

Para criar o desgalhador, o grupo desenvolveu, internamente, um dispositivo mecânico, dotado de discos rígidos de aço, recortados e espaçados, para garantir a total retirada dos galhos das árvores já derrubadas. Esse dispositivo foi acoplado a um dos tratores da unidade. “O Challenge nos deu a oportunidade de explorar nosso potencial e criatividade, além de colocarmos em prática conceitos da Melhoria Contínua. Cada um ofereceu o seu melhor”, aponta a coordenadora da equipe 10Envolver, Jéssica Cordeiro.

Os grupos do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), Elevação – grande campeão do Seminário Geral, em 2012, com um projeto de controle de velocidade de carga suspensa – e a equipe BeijaFlor, vencedora nas categorias Inovação e Melhor Apresentação, também no Seminário Geral de 2012, representaram a unidade de Timóteo da Aperam South America no Challenge. O presidente Clênio Guimarães parabenizou as equipes pelo empenho. “Tenho certeza de que fomos muito bem representados”, afirma.

Compartilhar: