Revista Espaço

Contra ruído, barreira acústica

Aperam South America aposta na construção de muro em inox e lã mineral para garantir mais conforto acústico à comunidade de Timóteo

11

Equipe encontrou alternativa para conseguir maior conforto acústico para a comunidade

12

A barreira acústica produzida com inox possui 300 metros de cumprimento

Para criar uma alternativa inovadora no controle de ruídos, a Aperam abriu mão do convencional muro de alvenaria para recorrer a outros materiais. Nesse sentido, foi construída uma barreira acústica com 300 metros de extensão e 3,5 metros de altura composta por chapas de inox e lã mineral, material que promove o isolamento acústico. Chamada de barreira sanduíche, o muro está sendo implantado para amortecer o ruído, reduzindo a passagem de som para a área externa da Empresa.

Por ser muito denso e rígido, o inox permite um bom desempenho em termos de isolamento acústico. Uma das chapas é perfurada do lado incidente do som para beneficiar da absorção fornecida pela lã mineral, reforçando assim a eficiência da solução na diminuição do ruído. Um grande diferencial está no material escolhido: o aço inoxidável, que conferiu ao projeto toda a beleza e praticidade inerentes à utilização do produto. “O desenvolvimento de novas ideias e aplicações para o inox é um importante valor para o Grupo Aperam. Este projeto evidencia, na prática, a aplicação da inovação”, enfatiza o gerente de projetos da gerência de Engenharia e Projetos, André Damasceno Gonçalves.

13

Construção do muro no bairro Vila dos Técnicos em Timóteo (MG)

Ao todo, foram aplicadas 21 toneladas de aço inoxidável fornecidas pela Empresa. “A construção do muro confirma mais uma vez que os investimentos em meio ambiente fazem parte dos negócios da Aperam e que a melhoria contínua é prioridade em todas as suas atividades”, avalia o assessor de Meio Ambiente da Aperam South America, Glautiere Paiva Gomes.

Compartilhar: