Revista Espaço

Apoio a boas ideias

Depois do sucesso registrado em 2012, Fundação Aperam Acesita lança segunda edição do edital de projetos

Seis meses de um trabalho que envolveu 15 pessoas e beneficiou mais de 65 crianças e adolescentes de Timóteo (MG). Esses números dão a medida do projeto ‘Cultura de Rua’ realizado, entre 2012 e 2013, por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, para potencializar o trabalho conjunto dos grupos Pirilampo e Dança de Rua, no bairro Novo Tempo. Os recursos permitiram a criação de uma identidade visual e de um novo nome para o grupo de dança, que agora se chama ‘Base NT Ritmo Urbano’.

Além do ‘Cultura de Rua’, a edição 2012 do edital beneficiou outros sete projetos de desenvolvimento social em comunidades localizadas nas áreas de atuação da Aperam South America. A gerente de Projetos do grupo Pirilampo, Ana Elizabeth Bezerra, acredita que o sucesso está não apenas na maneira como o edital é elaborado, mas na construção de um relacionamento parceiro que extrapola a ação.29

“Essa relação engloba outras formas de trocas, além dos editais. A IV Mostra Círculo de Cultura do Grupo Pirilampo, em novembro de 2012, por exemplo, aconteceu no Teatro da Fundação. Esse compartilhamento de esforços revela-se essencial para qualquer trabalho de transformação social”, comenta.

Segundo ano

A Fundação lançou a segunda edição do edital de projetos em junho. O valor destinado para cada projeto é de até R$10 mil. As iniciativas contempladas devem ter foco em ações nos campos educacional, ambiental, cultural e sócio-assistencial, entre outros. As instituições têm até nove meses para execução dos trabalhos.

“O edital contribuiu para ampliar a rede de relacionamento da Fundação, na medida em que dá oportunidade de participação a várias organizações. Recebemos inscrições de projetos interessantes, bem elaborados e de grande relevância para os públicos de interesse”, avalia a coordenadora de Projetos da Fundação, Neide Morais.

30

Compartilhar: