Revista Espaço

Reunidos pela sustentabilidade

Comitê auxilia Aperam South America a nortear suas ações de forma integrada18

Integração é a palavra que melhor define a atuação do Comitê de Responsabilidade Corporativa da Empresa, criado para pensar sobre processos, tomadas de decisão e resultados da Organização de modo sustentável. A atuação do Comitê tem como base uma visão de sustentabilidade estruturada em quatro eixos de interesse: Pessoas, Meio Ambiente, Comunidades e Governança Corporativa.

“Os valores que balizam a atuação da Empresa – Liderança Inovação e Agilidade –, estão em total consonância com os princípios da sustentabilidade aplicados ao negócio. A sustentabilidade é um pilar para a Empresa e a formação do Comitê é mais uma demonstração disso”, avalia o diretor de Recursos Humanos da Aperam South America, Ilder Camargo.

Dois anos de atividades

Criado em 2011, o Comitê se reúne trimestralmente para analisar e acompanhar os impactos das ações da Empresa no que se refere à sustentabilidade. Além disso, tem como papel orientar a liderança da Aperam South America nesse sentido, assumindo, no contexto local, as mesmas responsabilidades do Comitê Corporativo do Grupo Aperam.

Desde que foi criado, o Comitê de Responsabilidade Corporativa já tratou dos principais temas de interesse para a Empresa e seus públicos: investimentos na formação de pessoas; possibilidades para o reaproveitamento dos coprodutos das atividades produtivas; políticas internas; participação da Aperam no Plano de Auxílio Mútuo do Vale do Aço (PAM-VA); gestão de áreas verdes; relacionamento com os órgãos ambientais, bem como da análise das demandas das comunidades vizinhas.

“Ser sustentável é estratégico para a Aperam. A Empresa está empenhada em atuar de modo coerente, utilizando os recursos necessários ao negócio de modo que o alcance de bons resultados no presente não comprometa a perenidade futura do negócio. Queremos ser economicamente viáveis sem deixar de ser socialmente justos e ambientalmente corretos. Tudo isso precisa levar em consideração a necessidade de construir e manter boas relações com os diferentes públicos da Empresa”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.


Quem compõe o Comitê de Responsabilidade Corporativa da Aperam South America

  • Clênio Guimarães, presidente da Aperam South America
  • Ilder Camargo, diretor de Recursos Humanos e representante da Empresa no Comitê mundial de sustentabilidade
  • José Anísio Cabral, gerente de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento e Remuneração
  • Marco Antônio Nunes de Carvalho, assessor da presidência
  • Maurício dos Santos Cabral, gerente de Recursos Humanos da Aperam Serviços Campinas Ricardo
  • Wagner Pinto Leite, assessor da Aperam BioEnergia
  • Sebastião Moraes Miranda, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
  • Soraya Torre, coordenadora de Comunicação da Aperam South America
  • Venilson Araújo Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita
Compartilhar: