Revista Espaço

Reunidos pela sustentabilidade

Comitê auxilia Aperam South America a nortear suas ações de forma integrada18

Integração é a palavra que melhor define a atuação do Comitê de Responsabilidade Corporativa da Empresa, criado para pensar sobre processos, tomadas de decisão e resultados da Organização de modo sustentável. A atuação do Comitê tem como base uma visão de sustentabilidade estruturada em quatro eixos de interesse: Pessoas, Meio Ambiente, Comunidades e Governança Corporativa.

“Os valores que balizam a atuação da Empresa – Liderança Inovação e Agilidade –, estão em total consonância com os princípios da sustentabilidade aplicados ao negócio. A sustentabilidade é um pilar para a Empresa e a formação do Comitê é mais uma demonstração disso”, avalia o diretor de Recursos Humanos da Aperam South America, Ilder Camargo.

Dois anos de atividades

Criado em 2011, o Comitê se reúne trimestralmente para analisar e acompanhar os impactos das ações da Empresa no que se refere à sustentabilidade. Além disso, tem como papel orientar a liderança da Aperam South America nesse sentido, assumindo, no contexto local, as mesmas responsabilidades do Comitê Corporativo do Grupo Aperam.

Desde que foi criado, o Comitê de Responsabilidade Corporativa já tratou dos principais temas de interesse para a Empresa e seus públicos: investimentos na formação de pessoas; possibilidades para o reaproveitamento dos coprodutos das atividades produtivas; políticas internas; participação da Aperam no Plano de Auxílio Mútuo do Vale do Aço (PAM-VA); gestão de áreas verdes; relacionamento com os órgãos ambientais, bem como da análise das demandas das comunidades vizinhas.

“Ser sustentável é estratégico para a Aperam. A Empresa está empenhada em atuar de modo coerente, utilizando os recursos necessários ao negócio de modo que o alcance de bons resultados no presente não comprometa a perenidade futura do negócio. Queremos ser economicamente viáveis sem deixar de ser socialmente justos e ambientalmente corretos. Tudo isso precisa levar em consideração a necessidade de construir e manter boas relações com os diferentes públicos da Empresa”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.


Quem compõe o Comitê de Responsabilidade Corporativa da Aperam South America

  • Clênio Guimarães, presidente da Aperam South America
  • Ilder Camargo, diretor de Recursos Humanos e representante da Empresa no Comitê mundial de sustentabilidade
  • José Anísio Cabral, gerente de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento e Remuneração
  • Marco Antônio Nunes de Carvalho, assessor da presidência
  • Maurício dos Santos Cabral, gerente de Recursos Humanos da Aperam Serviços Campinas Ricardo
  • Wagner Pinto Leite, assessor da Aperam BioEnergia
  • Sebastião Moraes Miranda, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
  • Soraya Torre, coordenadora de Comunicação da Aperam South America
  • Venilson Araújo Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.