Revista Espaço

Mais do que proteção

Telhas produzidas em inox possibilitam construções modernas, sustentáveis e que exigem pouca manutenção

5

A fachada e a cobertura em inox com formato de concha são destaques no prédio do Universum Science Centre, em Bremen, na Alemanha

As opções de materiais e produtos que podem virar telhas são variadas. Entre elas, uma solução se destaca pela durabilidade, beleza e versatilidade. Se antes as telhas nasciam apenas para se encaixar, umas às outras, com a sustentação de quatro paredes, agora também ganham espaço na aplicação em fachadas laterais, e o inox contribui muito para isso.

6

O Centro de Convenções de Pittsburgh, nos Estados Unidos, foi construído com telhado de aço inoxidável em formato côncavo

Ao redor do mundo, vários exemplos mostram que telhas não servem apenas para proteger da chuva, neve ou do vento. Elas são uma boa estratégia para dar um ar moderno às construções. O prédio do Universum Science Centre, localizado na cidade de Bremen, na Alemanha, apresenta fachada e cobertura em inox e um formato para lá de inovador, que lembra uma espécie de concha. A cerca de 6.500 quilômetros de lá, Pittsburgh, nos Estados Unidos, abriga o centro de convenções com telhado de aço inoxidável em formato côncavo. Aqui no Brasil, a proposta inspirou o projeto arquitetônico do Galpão da Aperam Inox Tubos Sumaré (SP).

O arquiteto Aref Farkouh foi chamado para elaborar um projeto utilizando o material que melhor representa os negócios da Empresa. O resultado é um galpão com conforto térmico e visual que parece sempre novo em folha. “Construo para várias gerações e procuro usar inox justamente pela durabilidade que proporciona. É como se fosse eterno. Do ponto de vista estético, a reflexão da luz transmite um ar de modernidade e garante um ambiente com sensação térmica mais agradável”, conta Aref.

Relação custo / benefício

7

Galpão da Aperam Inox Tubos Sumaré (SP)

Atenta ao grande potencial do mercado para telhas, a Aperam participa ativamente de feiras do segmento e investe no desenvolvimento das melhores soluções. “Apresentamos uma alternativa sustentável e economicamente vantajosa que vai de acordo com o que acreditamos ser o foco de muitos brasileiros: pensar em longo prazo”, aponta a analista de Negócios, Nathália El Ossais Oliveira.

Se, no momento da compra, algumas ligas de inox podem custar mais caro do que outros materiais convencionais, quando os custos com manutenção são colocados na balança, a opção pelo inox se mostra mais vantajosa. É isso que aponta o estudo realizado pela Aperam, simulando um galpão no período de 12 anos, em que foram comparados os materiais comumente empregados na fabricação de coberturas metálicas.

Aqueles que apresentavam preço inicial 50% menor que o inox alcançaram custo de manutenção duas vezes maior no final do estudo. “O aço inoxidável se destaca quando comparado ao aço carbono pré-pintado e galvanizado e garante construções sustentáveis e duradouras. Suas principais características e diferenciais são versatilidade, resistência à corrosão, durabilidade, facilidade de limpeza e forte apelo estético”, avalia Nathália.


Nove motivos para escolher o inox

  1. Resistência à corrosão: as telhas produzidas com o material não precisam receber nenhum revestimento para evitar o desgaste e possuem alta durabilidade.
  2. Facilidade de limpeza: possui baixo índice de retenção de resíduos e, por isso, água e detergente neutro já são suficientes para a limpeza.
  3. Alta resistência mecânica: suporta boa quantidade de peso em relação a outros materiais, o que torna o trabalho de manutenção mais seguro.
  4. Sustentabilidade: é 100% reciclável.
  5. Capacidade de conformação: consegue se adaptar a vários sistemas de cobertura em diferentes formatos.
  6. Resistência ao fogo: o ponto de fusão do inox é de 1500°C, superior ao do alumínio, por exemplo, que é de 660°C.
  7. Baixo custo de manutenção: como é fácil de ser limpo e é resistente à corrosão, dispensa a necessidade de troca com regularidade.
  8. Conforto térmico: a superfície tem boa capacidade de reflexão de calor, o que ajuda na regulação de temperatura do ambiente interno.
  9. Apelo estético: proporciona visual moderno ao local onde é aplicado.
Compartilhar: