fbpx

Revista Espaço

Cuidar com simplicidade

Atitudes de empregados da Aperam South America mostram como o respeito ao meio ambiente pode fazer parte do cotidiano

10Você já se imaginou saindo no meio de uma tempestade para amarrar o tronco de uma árvore e impedir que ela seja tombada pelo vento forte? O analista técnico da área de Engenharia de Equipamentos da Aperam South America, Carlos Mafra, não pensou duas vezes quando precisou molhar as roupas e usar sua força para ajudar a proteger a muda que plantou tempos antes.

11

Carlos Mafra e o pai, José Maria, conseguiram transformar um terreno que antes só recebia entulhos

Essa é uma das histórias que preenchem a vida de Carlos com exemplos de dedicação à natureza. “Na infância, a rua onde morava tinha muitas árvores. Meus pais sempre diziam que elas eram minhas e que, por isso, eu deveria cuidar delas”, lembra. Os ensinamentos do senhor José Maria

Mafra e da senhora Dalva Mafra acompanharam Carlos pela vida adulta. A prova disso está no bairro João XXIII, em Timóteo (MG). A mobilização promovida por pai e filho transformou o terreno em frente à casa da família. Em 1994, enquanto muitos estavam em clima de Copa do Mundo, o espaço foi limpo e presenteado com mudas do viveiro da Aperam.Hoje, recebe rodas de amigos que conversam, aproveitando a sombra das árvores e os pássaros que se reúnem para comer mangas e abacates.

 

“Nosso trabalho trouxe benefícios para todos. É um lugar onde o pessoal se reúne até para fazer um churrasco. E a casa de meus pais ficou mais fresca. No verão, até parece que tem ar-condicionado”, brinca.

Um minioikós em casa

12

A sustentabilidade é colocada em prática na casa de Luiz Ferreira

Quem conhece Luiz Antônio Ferreira, coordenador de Projetos da Fundação Aperam Acesita, sabe que o ditado popular ‘Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’, não se aplica a ele, quando o assunto é a preservação ambiental. No Centro de Educação Ambiental da Empresa, Oikós, Luiz ensina aos visitantes as diversas formas de respeitar o meio ambiente. Em casa, ele reúne teoria e prática. “Aprendi muitas coisas no trabalho e fora dele também. Tento compartilhar esse conhecimento com meus filhos. Desejo que eles sejam adultos comprometidos com o lugar onde vivem”, planeja Luiz.

A chácara da família é quase uma versão reduzida do Oikós. O sistema de reaproveitamento de água, o tratamento de esgoto, a separação de lixo para coleta seletiva e a horta orgânica seguem os mesmos moldes do Centro de Educação Ambiental. E para isso, os filhos Luiz Antônio, de dez anos, Ana Luiza, de sete, e a esposa Maria Sílvia colocam juntos a mão na massa. “Acho muito importante educar pelo exemplo. Precisamos entender que não existe o meio ambiente de um lado e o ser humano do outro. Fazemos parte de um conjunto. Para que uma parte esteja bem, a outra também deve estar”, conclui.

De raízes para o ar

13

Edmea Azevedo é encatada pela diversidade das orquídeas

O jeito perseverante das orquídeas, que ressurgem com belas flores quando tudo indicava que estavam prestes a morrer, conquistou a assistente de Gestão da diretoria de Recursos Humanos, Edmea Azevedo. Elas também mostram que sabem viver em parceria: fixam-se aos troncos de outras plantas para emprestar beleza em troca de sustentação. “As orquídeas são delicadas e rústicas ao mesmo tempo. Isso me encanta”, conta.

O gosto de Edmea por essas flores fez nascer um orquidário com mais de 80 espécies no quintal de casa e a vontade de aprender para cuidar melhor é alimentada pela consulta a livros, sites e revistas. Um espaço tão verde e, ainda por cima, salpicado de outras cores é ponto de encontro de sabiás e canários. E também de familiares e amigos, que se reúnem para uma conversa para lá de agradável. “Minha casa tem um ambiente gostoso, justamente pelo conjunto do qual as flores fazem parte. É muito bonito ver os passarinhos sempre por perto, criando seus filhotes”, afirma.

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.