Revista Espaço

Compromisso com o futuro

Ações adotadas dentro e fora da Usina ajudam a Aperam South America a cuidar do meio ambiente

8

A Aperam trata e devolve aos rios da região 95% da água utilizada no processo industrial

Estocolmo, Suécia, 5 de junho de 1972. Naquele dia, representantes de 113 países e líderes de 250 organizações não governamentais participaram do primeiro encontro global, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para refletir sobre os impactos das ações humanas no planeta. A data, primeiro dia dos debates, foi escolhida como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em mais de quatro décadas, as discussões sobre o tema ganharam espaço nas sociedades capitaneadas, em especial, por governos e empresas interessados em entender e aplicar o conceito de sustentabilidade.

Na Aperam South America, o compromisso é com a melhoria contínua da gestão ambiental. Só em 2012, a área de Meio Ambiente recebeu investimentos de R$ 9 milhões para realização de suas iniciativas. Os recursos, somados ao trabalho das áreas, resultaram, por exemplo, na recertificação obtida em janeiro, pela quinta vez, na ISO 14001 – normativa internacional que estabelece as diretrizes do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Empresa. “Nosso objetivo é estar cada vez mais preparados para ser uma Empresa sustentável, que aplica a redução, reutilização e a reciclagem de materiais. Os benefícios com essas ações vão além das certificações e dos ganhos financeiros e são, principalmente, ambientais”, afirma a gerente executiva de Melhoria Contínua e Qualidade, Ivana Coelho da Silva.

Ganham destaque os resultados obtidos com a Estação de Tratamento de Água (ETA) que trata e devolve aos rios da região 95% da água utilizada, nos processos produtivos, em condições melhores do que quando retirada. A qualidade do ar receberá, em 2013, cuidado ainda maior, com o investimento de R$ 2 milhões para a implantação de quatro estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar. O maior conforto para a comunidade virá com a construção de uma barreira acústica, já iniciada pela Empresa. Será um muro de três metros de altura e 300 de largura, que, entre os materiais utilizados, contará com o apoio de um produto reciclável: o inox.

Entre as várias iniciativas da Empresa, devem ser lembradas a destinação adequada de resíduos, a atuação do Comitê de Responsabilidade Corporativa, a comemoração pelas ações nesses 20 anos do Centro de Educação Ambiental – Oikós, a prevenção das queimadas em Timóteo e nas florestas do Vale do Jequitinhonha e a dedicação dos empregados em cuidar, diariamente, do meio ambiente, entre outras. Para conhecer um pouco mais sobre várias dessas iniciativas, basta conferir nas páginas a seguir.

Compartilhar: