Revista Espaço

Força Jovem

Aperam South America apoia projeto que beneficia jovens de todo o país, por meio do programa Iniciativa Comum

26

Ser jovem é ser alguém conectado às novidades do mundo e disposto a fazer a diferença. Ciente desse potencial, o Bloco Brasil, da Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base (RedEAmérica), e a Fundação InterAmericana (IAF) criaram o projeto Iniciativa Comum.

A Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita, tornou-se um dos parceiros oficiais dessa ação. Segundo a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Vera Dutra, o aprendizado que o jovem agrega à Fundação é algo de grande importância. “Temos a oportunidade de conhecer melhor a realidade da juventude e entender sua linguagem, valores e potencial transformador desse grupo para o desenvolvimento de nossas iniciativas junto às comunidades”, explica.

Além disso, o projeto representa uma forma inovadora de trabalhar em rede com as diferentes fundações que apoiam o projeto. “É uma oportunidade de nos relacionarmos com fundações, que têm objetivos parecidos aos nossos, mas têm práticas diferentes. É um aprendizado contínuo uns com os outros”, revela Vera.


Ideias interligadas

Os investimentos feitos pelas fundações foram repassados a diferentes Coletivos, distribuídos na região sudeste do país, abrangendo o total de 5.492 jovens. Esses Coletivos formam três grandes redes: a Rede Universitária de Diversidade Sexual (RUDS – MG), que reúne grupos que lutam contra a homofobia e pela promoção da cidadania; Produtora Cultural Social A Banca – Audácia Jovem Com Ação, que utiliza a música e cultura hip-hop como ferramenta de inclusão social e econômica; e o Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis – Fonajuves, que articula jovens de diferentes movimentos, redes, coletivos e organizações relacionados à área de direitos juvenis.

Um dos 19 coletivos juvenis selecionados por meio de edital das redes, foi o Grupo de teatro Atempus, da cidade de Timóteo. Com o projeto “Jovem Para Sempre”, o Atempus promoveu a formação de grupos de estudos integrados por outros jovens do município sobre o livro “O retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde. A proposta foi levar para a comunidade discussões sobre a ditadura da beleza, com seus decorrentes benefícios e malefícios.

Apesar de suas diferenças, todos os projetos selecionados possuem como objetivo comum a inclusão e valorização do jovem na sociedade. O Iniciativa Comum, que será finalizado em 2013, deixa a sensação de dever cumprido, como explica Vera. “O término das atividades apoiadas não representa o ponto final dessas redes e coletivos. Ao contrário, com o trabalho em rede estimulou-se o aumento da capacidade de gerir e executar projetos e de articulação e negociação destes grupos com outros atores sociais”, afirma a coordenadora de Projetos.

Compartilhar: