Revista Espaço

Força Jovem

Aperam South America apoia projeto que beneficia jovens de todo o país, por meio do programa Iniciativa Comum

26

Ser jovem é ser alguém conectado às novidades do mundo e disposto a fazer a diferença. Ciente desse potencial, o Bloco Brasil, da Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base (RedEAmérica), e a Fundação InterAmericana (IAF) criaram o projeto Iniciativa Comum.

A Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita, tornou-se um dos parceiros oficiais dessa ação. Segundo a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Vera Dutra, o aprendizado que o jovem agrega à Fundação é algo de grande importância. “Temos a oportunidade de conhecer melhor a realidade da juventude e entender sua linguagem, valores e potencial transformador desse grupo para o desenvolvimento de nossas iniciativas junto às comunidades”, explica.

Além disso, o projeto representa uma forma inovadora de trabalhar em rede com as diferentes fundações que apoiam o projeto. “É uma oportunidade de nos relacionarmos com fundações, que têm objetivos parecidos aos nossos, mas têm práticas diferentes. É um aprendizado contínuo uns com os outros”, revela Vera.


Ideias interligadas

Os investimentos feitos pelas fundações foram repassados a diferentes Coletivos, distribuídos na região sudeste do país, abrangendo o total de 5.492 jovens. Esses Coletivos formam três grandes redes: a Rede Universitária de Diversidade Sexual (RUDS – MG), que reúne grupos que lutam contra a homofobia e pela promoção da cidadania; Produtora Cultural Social A Banca – Audácia Jovem Com Ação, que utiliza a música e cultura hip-hop como ferramenta de inclusão social e econômica; e o Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis – Fonajuves, que articula jovens de diferentes movimentos, redes, coletivos e organizações relacionados à área de direitos juvenis.

Um dos 19 coletivos juvenis selecionados por meio de edital das redes, foi o Grupo de teatro Atempus, da cidade de Timóteo. Com o projeto “Jovem Para Sempre”, o Atempus promoveu a formação de grupos de estudos integrados por outros jovens do município sobre o livro “O retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde. A proposta foi levar para a comunidade discussões sobre a ditadura da beleza, com seus decorrentes benefícios e malefícios.

Apesar de suas diferenças, todos os projetos selecionados possuem como objetivo comum a inclusão e valorização do jovem na sociedade. O Iniciativa Comum, que será finalizado em 2013, deixa a sensação de dever cumprido, como explica Vera. “O término das atividades apoiadas não representa o ponto final dessas redes e coletivos. Ao contrário, com o trabalho em rede estimulou-se o aumento da capacidade de gerir e executar projetos e de articulação e negociação destes grupos com outros atores sociais”, afirma a coordenadora de Projetos.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.