Revista Espaço

Um bom jeito de começar

Oportunidade de estágio na Aperam South America atrai o interesse de quase 2,1 mil alunos

12

Dirceni ingressou na Aperam, ainda como estagiária, em 1985

A Aperam South America, considerada pelo Guia Você S/A Exame uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil é, também, uma das mais procuradas por universitários e estudantes de cursos técnicos para realização de estágio. A oportunidade de atuar em uma empresa de grande porte, viver na prática a teoria aprendida em sala de aula e, ainda, a possibilidade de vir a compor a equipe da Aperam são alguns dos diferenciais que atraem esses futuros profissionais.

Dirceni Amorim, que atualmente é pesquisadora de Aços Elétricos da Aperam, entrou para a Empresa como estagiária, em busca de formação prática para garantir a conclusão do curso técnico de Metalurgia. Durante seis meses, em 1985, ela atuou na área de Metalurgia da então Acesita. Para ela, estagiar foi a melhor maneira de entender o mercado de trabalho. “Como eu não tinha experiência, participar do estágio me abriu um leque de possibilidades. Além disso, pude vivenciar situações das quais, até então, eu só havia ouvido falar”, descreve.

Após o fi m do contrato de estágio, não havia vaga para contratação imediata. Dirceni, porém, não ficou sem emprego. Pouco tempo depois, foi convidada por uma empresa contratada para atuar dentro da usina, como prestadora de serviço. “Com a experiência do estágio, rapidamente encontrei uma oportunidade de trabalho”, afirma. Em 1989 surgiu, então, a possibilidade de voltar à Aperam. Dirceni atuou durante seis anos na Documentação. Em 1995, com a criação do Centro de Pesquisa, passou a trabalhar como técnica de pesquisa, na área de Metalografia.

Ciente das oportunidades, ela resolveu cursar Engenharia de Materiais, tornado-se pesquisadora. Em setembro, ela concluiu outro importante marco em sua carreira: obteve o mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entretanto, ela ainda considera que o passo mais importante para seu desenvolvimento profissional foi o primeiro: o estágio na Aperam. “É a minha base profissional. Não sei se teria ido tão longe sem esse bom começo de carreira”, comenta.

Primeiro passo profissional

13

Tiago fez estágio no Centro de Pesquisa e hoje trabalha na Aciaria

O estágio curricular é realizado anualmente pela Aperam. O último processo seletivo atingiu o expressivo número de 2098 inscrições. A seleção segue várias etapas: inscrição, análise de currículo, avaliação psicológica, dinâmica de grupo, prova técnica, entrevista com gestor e exame médico. Os novos estagiários começam suas atividades na Empresa em fevereiro, quando foram direcionados para suas áreas de formação. Podem participar do programa graduandos em cursos superiores e alunos de cursos técnicos.

A analista de Recursos Humanos, Layane Stela Dias Gomes, explica que o programa de estágio curricular é ideal para os estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho. “A vivência na futura área de atuação é um importante diferencial para os alunos de curso superior e técnico. As empresas optam, sempre, por profissionais que já tenham certa experiência e o estágio conta muito. Participar do programa da Aperam agrega valor ao currículo”, afirma.

Para garantir a aprendizagem, os estagiários são recebidos nas áreas por um padrinho. Esse profissional é responsável por acompanhá-los e orientá-los durante o período do estágio que, normalmente, tem duração de onze meses podendo ser prorrogado de acordo com o desempenho do estagiário e a demanda da área.

Estágio de Férias

Outra oportunidade oferecida pela Aperam aos estudantes são os estágios de férias. Durante os meses de janeiro e julho, alunos de diversas universidades do país chegam as unidades da Aperam para participar do programa. Os benefícios oferecidos para os estagiários de férias são os mesmos concedidos aos demais estagiários: bolsa estágio, uniforme, alimentação, seguro de vida e acidentes pessoais e vale transporte.

É a oportunidade para que estudantes de outras regiões ou parentes de empregados da Aperam aproveitem as férias para buscar uma vivência na Empresa. A ideia é aproximar a família da Companhia, tornando o clima na Aperam ainda melhor.

Estágio para Empregados

Os empregados da Aperam que dão continuidade aos estudos e precisam fazer estágio também encontram, dentro da própria Empresa, oportunidade de adquirir conhecimentos específicos da área e cumprir a exigência das faculdades. Esse é o caso de Tiago da Silva Lima. Estudante de Engenharia de Materiais, Tiago, que atua na Aciaria foi estagiário, entre junho e setembro, do Centro de Pesquisa da Aperam.

Para o empregado, a possibilidade de conciliar trabalho e estudos trouxe muitas vantagens. “Trabalho, diariamente, das 7h às 15h. Fazer estágio parecia algo impossível na minha rotina. Entretanto, durante três meses pude dedicar parte do meu dia na Empresa ao estágio na minha área de formação”, comemora. A expectativa de Tiago agora é crescer. “Quero conquistar novos desafios aqui na Empresa”, encerra.

Número de inscrição nos três últimos processos seletivos para estagiário curricular:

14

 

Compartilhar: