Revista Espaço

Sabor da modernidade

6

Badalado restaurante utiliza inox para se destacar na preparação de pratos da culinária espanhola

A letra Ñ (lê-se enhe) é típica do idioma espanhol. A mesma letra também dá nome ao badalado restaurante comandado pelo chef de cozinha Diogo Ribeiro, com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Diogo encanta o paladar dos clientes com iguarias da cozinha espanhola, rodeado por bancadas, paredes, geladeiras e fogões de inox. Veja nesta entrevista o que jovem chef pensa sobre as potencialidades do material na gastronomia.

Qual a sua opinião sobre o uso do aço inoxidável na cozinha?

Quando vi pela primeira vez uma cozinha equipada com inox, minha impressão foi a de um espaço com um ar de respeito, de profissionalismo e limpeza. Com o tempo, percebi que era um material com grande durabilidade, fácil de detectar sujeira e, mais ainda, de higienizar. No nosso restaurante, onde a cozinha é aberta aos clientes, o brilho ganha ainda mais destaque.

Em sua cozinha, quais os principais itens em aço inoxidável?

Além de todas as paredes, geladeiras, adegas, bancadas, coifas e fogões, meu maquinário também é todo de inox: multiprocessador, batedeira, liquidificador, forno e estufa. Tudo o que puder ser de inox na minha cozinha será. Dou preferência ao material pela durabilidade e facilidade de manipulação.

Qual o diferencial de trabalhar em uma cozinha de inox?

A cozinha se torna mais prática, mais leve e fácil de limpar, além da parte estética, que eu valorizo bastante.

Há diferença no sabor quando o prato é preparado com utensílios de inox?

Acredito que sim. Há uma diferença enorme entre cozinhar, por exemplo, um arroz de forno em uma panela de barro ou em uma panela de inox. Para cada preparação, você tem um material mais indicado. Somente quando eu preciso de um toque mais rústico é que deixo de utilizar o inox.

Além de ter sempre à mão utensílios de qualidade, que outras dicas você daria para quem deseja ter sucesso na área?

É preciso ter respeito pelas pessoas, tanto clientes quanto a sua equipe. Dedicação ao extremo, humildade e o principal que faz você crescer, que é o amor pelo seu trabalho e a satisfação de ver o resultado final.

Compartilhar: