Revista Espaço

Investir nas pessoas é fundamental

Aperam South America promove ações de formação, capacitação e desenvolvimento focadas no crescimento profissional e pessoal dos empregados

17

Com o curso, Cleider poderá crescer na carreira e aperfeiçoar outro idioma

Ter uma equipe forte, preparada para enfrentar mudanças e capaz de implementar a melhoria contínua é um dos objetivos da Aperam. Para alcançá- lo, só em 2012, a Empresa investiu aproximadamente R$2,3 milhões em capacitação e promoveu, cerca de, 126 mil horas de treinamentos, o que corresponde a 55 horas por empregado, em média. “Quando estimulamos o crescimento profissional das pessoas, construímos um ambiente de trabalho seguro, saudável e satisfatório”, afirma a analista de Recursos Humanos, Maria Eunice Barros.

Mais do que um número expressivo de recursos investidos, isso também representa a oportunidade de crescimento para mudar a realidade de cada um, conforme aponta o analista de Controladoria, Cleider Costa Silva Araujo. Com o apoio da Aperam, ele cursa inglês com o custeio de 50% das mensalidades. No ano de 2012, pôde fazer uma imersão durante uma semana, com todas as despesas pagas pela Empresa, em Petrópolis (RJ). “Esses treinamentos, além de nos aproximarem da cultura inglesa, nos incentivam a aprender o idioma. Para mim, saber inglês significa ter a oportunidade de crescer na Aperam”, ressalta.

Além dos cursos de idioma, também são oferecidas oportunidades para dar continuidade aos estudos e adquirir conhecimentos específicos na área de atuação profissional. A Empresa mantém, atualmente, 75 empregados matriculados em cursos de Pós Graduação de Metalurgia, Manutenção Industrial, Segurança do Trabalho e Gestão. Outros 15 empregados cursam Mestrado ou Doutorado. Também são oferecidos treinamentos técnico-operacionais específicos das áreas para qualificação e manutenção da performance para cumprir os desafios da produção.


Pensando no futuro

A formação é direcionada, também, aos empregados que estão se aposentando. Em novembro de 2012, um workshop reuniu 120 empregados e acompanhantes para tratar dos desafios da aposentadoria. Para o gerente da área de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento e Remuneração, Anísio Cabral, o curso representa o cuidado da Empresa com os empregados em diferentes etapas da vida. “Prepará-los para esta nova fase é demonstrar o quanto eles significam para a Aperam”, afirma.

Compartilhar: