Revista Espaço

Tudo sobre o inox

Abinox oferece curso sobre aço inoxidável

27

Os profissionais que atuam na cadeia produtiva do inox têm, agora, uma nova fonte de informações sobre o material: o curso online Especialista em Inox, disponibilizado pela Associação Brasileira de Aço Inoxidável (Abinox). Desenvolvido pela Internacional Stainless Steel Forum (Associação dos Produtores Mundiais de Aço Inoxidável), instituição que discute e analisa as potencialidades do inox, o curso pode ser feito pela internet, no site da Abinox.

O curso é organizado em cinco módulos, que abordam o que é o aço inoxidável, suas propriedades, aplicações e desempenho. “Queremos oferecer conhecimento sobre o inox para todos os que atuam nessa área”, comenta o diretor executivo da Abinox, Arturo Chao Maceiras. As inscrições são feitas na própria plataforma online, sem custos e abertas ao público em geral.

A plataforma, criada na Austrália, foi adaptada pela Abinox, que reduziu os 16 módulos iniciais para cinco. O profissional recebe o certificado de conclusão caso obtenha 72% de aproveitamento nas avaliações, realizadas a cada módulo. O tempo médio para a conclusão é de três meses.


Eu indico

Desde a abertura do curso no formato online, cerca de 160 pessoas já se inscreveram. Entre elas, Ubiracy Castor Silva, supervisor de Produção da Aperam, em Campinas. Segundo ele, as expectativas foram superadas. “Eu indico aos colegas. Foi possível esclarecer dúvidas, relembrar conceitos e obter mais informações que poderei repassar à minha equipe”, destaca.

A facilidade de conciliar os horários e os locais de estudo também contou pontos. “Como trabalho durante boa parte do dia, utilizei meus horários livres para estudar. Felizmente, em menos de três meses, recebi o certificado de aprovação”, comenta Ubiracy.


Inox em cinco passos

A versão brasileira do curso é composta por cinco módulos. Os dois primeiros são pré-requisitos para os demais:

  1. Introdução ao aço inoxidável
  2. O aço inoxidável e a corrosão
  3. Propriedades mecânicas dos aços inoxidáveis
  4. Trabalhando com aços inoxidáveis
  5. Metalurgia dos aços inoxidáveis
Compartilhar: