Revista Espaço

Seleção de campeões

Seminário Geral de CCQ reúne melhores projetos de 2012

1

Grupo vencedor participa do CCQ há 23 anos;                                              Momento em que foi anunciado o campeão geral

Utilizar talentos coletivos em busca de melhorias nos resultados da Empresa e crescimento profissional é a proposta que norteou o programa Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), em 2012. Os melhores projetos concebidos sob essa inspiração foram apresentados, em dezembro, no Seminário Geral de CCQ.

O evento foi aberto pelo diretor de Recursos Humanos da Aperam South America, Ilder Camargo, que ressaltou a importância do CCQ. “Todos os anos vemos os excelentes trabalhos que, há 29 anos, geram reflexos positivos para a Aperam. Os grandes responsáveis por esse sucesso são os empregados, que fazem do programa uma oportunidade de melhoria e crescimento”, afirmou.

Foram premiados projetos em seis modalidades: melhor apresentação, criatividade, iniciativa, inovação, imitação e campeão geral – principal prêmio. Três aspectos foram considerados na avaliação: aplicabilidade, ganhos conquistados e a apresentação no seminário.

Voltados para a segurança

O grande vencedor foi o Grupo Elevação, da gerência executiva de Infraestrutura, com o Projeto “Arriamento Seguro”. O trabalho tem a função de controlar e monitorar a velocidade de descida da carga suspensa. Isso evita um possível disparo de velocidade durante o arriamento em condições adversas (pane no sistema de elevação), o que torna possível realizar o processo com mais segurança. O prêmio principal foi entregue pelo presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, que ressaltou a importância do programa. “O Círculo de Controle de Qualidade nos permite aprender a fazer. Anualmente, acompanhamos a apresentação de trabalhos brilhantes, que agregam valor à Empresa e tornam a Aperam ainda mais completa”, afirma.

O orientador do grupo campeão, Sílvio dos Santos Ribeiro, não esconde o orgulho: “O desempenho foi acima do esperado. Desenvolvemos um trabalho de baixo custo com economia significativa para a Aperam e que pode ser aplicado em todas as Empresas do grupo”, ressalta. E os ganhos vão muito além dos financeiros, de acordo com o inspetor de Manutenção Elétrica e líder do grupo, Wilton Fernandes Macedo. “Nossa maior conquista é o ganho em segurança, um valor tão importante na Empresa”, afirma. O grande desafio do grupo foi encontrar a melhor tecnologia para desenvolver o sistema automático. “Buscamos alternativas nacionais e internacionais. Como não encontramos nada eficaz, que garantisse o trabalho seguro de arriamento em pontes rolantes, desenvolvemos nossa própria maneira de realizar o trabalho”, destaca o inspetor de Manutenção Elétrica, Marcelo Ribeiro Neto.

O grupo Elevação participa, há 23 anos, do CCQ e essa é a primeira vez que conquista o prêmio geral. Agora, as expectativas se voltam para 2013. O projeto participará da seleção do Challenge Inox, competição internacional que reúne os melhores trabalhos de todas as unidades da Aperam.


Confira a lista dos premiados:

Melhor Apresentação: Maproq, da gerência executiva de Laminação e Acabamento de Aços Inox e Beija-Flor, da gerência executiva de

Redução. Criatividade: Tecno Steel, da gerência executiva de Laminação de Aços Elétricos. Iniciativa: Grupo Oxidação, da gerência executiva de Aciaria.

Inovação: Beija-Flor, da gerência executiva de Redução.

Imitação: Maproq, da gerência executiva de Laminação e Acabamento de Aços Inox.

Campeão Geral: Grupo Elevação, da gerência executiva de Infraestrutura.

Compartilhar: