Revista Espaço

Selador traz ganho em segurança, qualidade e agilidade

Mudança de equipamentos gera benefícios aos operadores e à produção

A Aperam Bioenergia deu início a uma nova forma de selagem dos fornos usados durante o processo produtivo de carvão vegetal. A novidade é o JatVed, que substitui o antigo barrelador. Desenvolvido ao longo de quatro meses, o equipamento apresenta uma série de benefícios em relação ao antigo.

Após o término da carbonização, quando atingem até 500 graus, os fornos de alvenaria apresentam uma série de micro trincas causadas pelo calor. As frestas permitem a entrada de oxigênio, dificultando o resfriamento do forno. Para cobri-las, era utilizado o barrelador, um trator que aplicava a barrela (uma mistura de água e argila) nas rachaduras.

Com capacidade de seis mil litros (dez vezes maior que a do barrelador), o Jatved recebe água de um caminhão pipa e uma pá carregadeira o abastece com argila. A mistura dos componentes é automática e pode ser aplicada imediatamente nos fornos. Um único operador manuseia os controles das mangueiras de aplicação.

Melhores condições de operação

10“Com o aumento dos tamanhos dos fornos, gastávamos um longo tempo para resfriá-los com o uso do antigo barrelador. Agora a selagem é feita na metade do tempo”, comemora o supervisor de Processo de Desenvolvimento, Silas Fontes.

A segurança e a comodidade dos operadores também tiveram ganho considerável. “Agora, eles trabalham em um caminhão fechado e climatizado e realizam o processo de selagem utilizando controles internos, sem a necessidade de esforços físicos”, completa.

Para trabalhar com as novas máquinas, seis operadores passaram por treinamento com instrutores da Aperam Bioenergia, com duração total de 40 horas.

Mudanças em destaque

11

JatVed tem capacidade seis vezes maior que a do barrelador antigo

  • Agilidade: o abastecimento (água + argila) do JatVed é 62,5% mais rápido.
  • Redução de 50% de tempo na aplicação da solução (água+argila) em cada forno.
  • Menor esforço físico dos operadores: abastecimento é feito com pá carregadeira e caminhão pipa.
  • Mais conforto para a equipe: o equipamento possui cabine climatizada e a aplicação é feita por controle remoto, gerando ganho considerável na qualidade de aplicação.
  • Multifunção: pode ser utilizado como caminhão pipa
Compartilhar: