Revista Espaço

Natal é tempo de arte e reflexão

Cantatas natalinas e Vivência de Natal embalam as noites timotenses

18

Coros preparam-se durante todo o ano para apresentações natalinas

As tradicionais Cantatas de Natal da Fundação Aperam Acesita comemoraram, em 2012, a “maioridade”. Os 18 anos de realização agregaram experiência aos músicos e cantores do espetáculo, mas a emoção ao se apresentarem ainda é a mesma.

Para o maestro das Cantatas, Luciano Mendes Lima, que atua nessa função desde 2002, o entusiasmo da equipe é tão grande quanto o do público. “A preparação dos coros é feita durante todo o ano. Por isso, nossa expectativa é sempre grande. A apresentação é o ponto culminante de um trabalho realizado ao longo de meses. Nesse momento, sentimos, no carinho dos espectadores, o valor da nossa arte”, ressalta.

Em 2012, a Cantata trouxe novidades para o público que lotou a Praça 1º de Maio, no Centro de Timóteo. Chuva de papel picado, bolinhas de sabão e uma queima de fogos fizeram brilhar, de forma inovadora, o céu da Capital do Inox no Brasil.

O coralista, Edimirson Gomes de Oliveira, participa das Cantatas há 11 anos e trouxe toda a família para vivenciar o espírito natalino. “Minha esposa foi por muito tempo do Coral e minha filha já participou dos teatros que acontecem junto com as Cantatas. Dividir esse momento de reflexão com elas, quando pensamos no ano que passou e planejamos o que virá, é muito bom”, destaca.

Preparações para a Noite Feliz

19

Vivência de Natal celebra o nascimento do Menino Jesus

O espírito natalino também dá o tom a outra iniciativa da Fundação Aperam Acesita: a Vivência de Natal, realizada pelo Programa Andanças, em parceria com a Associação de Aposentados e Pensionistas de Timóteo e a Prefeitura. Os integrantes da associação participam da “17ª Vivência de Natal: o melhor da festa é esperar por ela – vivendo e celebrando o Natal”. A apresentação é um misto de dança, narração e teatro, cujo ponto alto é o nascimento do Menino Jesus e a montagem do Presépio. Todos os anos, cerca de duas mil pessoas assistem ao Auto de Natal, que é apresentado por 150 participantes.

Laura Carneiro Coura Pacheco, sócia da Associação dos Aposentados e participante do Andanças, foi, nesta edição, Maria, Mãe de Jesus. Ela e o marido, o aposentado da Aperam,Valter Pacheco, representaram a Sagrada Família,tema da Vivência de Natal 2012. “É grande a emoção de representar a família que deve servir de exemplo para todos nós. Esperamos que a Vivência traga importantes reflexões para todos os que nos acompanharem”, destaca.

A coordenadora de Projetos da Fundação, Márcia Ferreira de Andrade, explica que a Vivência tornou-se um evento tradicional de Timóteo. “As pessoas esperam, ansiosas, pela apresentação do Auto de Natal. É um momento de preparação para a noite em que celebramos o nascimento de Jesus”, afirma.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.