Revista Espaço

Natal é tempo de arte e reflexão

Cantatas natalinas e Vivência de Natal embalam as noites timotenses

18

Coros preparam-se durante todo o ano para apresentações natalinas

As tradicionais Cantatas de Natal da Fundação Aperam Acesita comemoraram, em 2012, a “maioridade”. Os 18 anos de realização agregaram experiência aos músicos e cantores do espetáculo, mas a emoção ao se apresentarem ainda é a mesma.

Para o maestro das Cantatas, Luciano Mendes Lima, que atua nessa função desde 2002, o entusiasmo da equipe é tão grande quanto o do público. “A preparação dos coros é feita durante todo o ano. Por isso, nossa expectativa é sempre grande. A apresentação é o ponto culminante de um trabalho realizado ao longo de meses. Nesse momento, sentimos, no carinho dos espectadores, o valor da nossa arte”, ressalta.

Em 2012, a Cantata trouxe novidades para o público que lotou a Praça 1º de Maio, no Centro de Timóteo. Chuva de papel picado, bolinhas de sabão e uma queima de fogos fizeram brilhar, de forma inovadora, o céu da Capital do Inox no Brasil.

O coralista, Edimirson Gomes de Oliveira, participa das Cantatas há 11 anos e trouxe toda a família para vivenciar o espírito natalino. “Minha esposa foi por muito tempo do Coral e minha filha já participou dos teatros que acontecem junto com as Cantatas. Dividir esse momento de reflexão com elas, quando pensamos no ano que passou e planejamos o que virá, é muito bom”, destaca.

Preparações para a Noite Feliz

19

Vivência de Natal celebra o nascimento do Menino Jesus

O espírito natalino também dá o tom a outra iniciativa da Fundação Aperam Acesita: a Vivência de Natal, realizada pelo Programa Andanças, em parceria com a Associação de Aposentados e Pensionistas de Timóteo e a Prefeitura. Os integrantes da associação participam da “17ª Vivência de Natal: o melhor da festa é esperar por ela – vivendo e celebrando o Natal”. A apresentação é um misto de dança, narração e teatro, cujo ponto alto é o nascimento do Menino Jesus e a montagem do Presépio. Todos os anos, cerca de duas mil pessoas assistem ao Auto de Natal, que é apresentado por 150 participantes.

Laura Carneiro Coura Pacheco, sócia da Associação dos Aposentados e participante do Andanças, foi, nesta edição, Maria, Mãe de Jesus. Ela e o marido, o aposentado da Aperam,Valter Pacheco, representaram a Sagrada Família,tema da Vivência de Natal 2012. “É grande a emoção de representar a família que deve servir de exemplo para todos nós. Esperamos que a Vivência traga importantes reflexões para todos os que nos acompanharem”, destaca.

A coordenadora de Projetos da Fundação, Márcia Ferreira de Andrade, explica que a Vivência tornou-se um evento tradicional de Timóteo. “As pessoas esperam, ansiosas, pela apresentação do Auto de Natal. É um momento de preparação para a noite em que celebramos o nascimento de Jesus”, afirma.

Compartilhar: