Revista Espaço

Aço Inoxidável muda a paisagem das cidades

Combinação de durabilidade e beleza faz do inox o material perfeito para aplicações urbanas

24

Barracas de aço inoxidável levam praticidade para o dia a dia dos feirantes

Se Timóteo é a Capital Nacional do Inox, o material escolhido para dar forma às novas barracas da feira livre da cidade não poderia ser outro. Com recursos do Governo Federal, Prefeitura e de comerciantes, o local foi inteiramente remodelado. Outra novidade é o número de barracas: agora são 80, o dobro da capacidade anterior, e todas com estrutura de inox.

25O uso do aço inoxidável aumenta a vida útil das barracas, padroniza os espaços e facilita a limpeza e a organização. É no que acredita Adriano Alvarenga, na época, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. “A feira se tornou não apenas um espaço para venda de produtos. Também é ponto de encontro dos moradores e lugar de cultura”, analisa. O ambiente é frequentado, terça-feira e domingo, por cerca de mil pessoas, em cada dia.

Agenor Sabino vende caldo de cana e salgados na feira há 30 anos. Depois de ver o metalon dar espaço para o inox, ele aponta as melhorias no trabalho que é realizado com a ajuda da esposa, Clotilde Sabino. “Ficou muito bom. Agora é mais fácil montar as estruturas e até o número de fregueses aumentou”, comenta.


Arte e arquitetura

Os habitantes do município de Bandeirantes, no Paraná, admiram, desde setembro, uma estátua de São Miguel, com 15 metros de altura. A obra que enfeita o santuário local é a maior representação do arcanjo no mundo e chama a atenção por uma característica peculiar: é totalmente feita de aço inoxidável. A escolha foi do autor da obra, Cléber Carlos dos Santos, adepto do material.

O assistente técnico da área de Engenharia de Aplicação da Aperam South America, Sérgio Ricardo Martins, conta que foram utilizadas, aproximadamente, 15 toneladas de aço,fornecidas pela Losinox, empresa que faz parte da Rede Aperam de Distribuição (RAD).

Bastante empregado também em construções de todos os tipos na Europa e em países asiáticos, o inox tem ganhado a preferência de arquitetos e engenheiros brasileiros, isso porque combina três características. “Devido ao seu apelo estético, durabilidade e versatilidade, o aço inoxidável oferece um desempenho excepcional, indispensável no dia a dia das cidades”, afirma Sérgio.

O material faz bonito em diversas aplicações urbanas, desde bancos de praça e abrigos de ônibus até lixeiras e placas de sinalização. Esse uso é acentuado em cidades litorâneas, onde a grande resistência do inox à oxidação se torna ainda mais importante, já que a maresia acelera o processo de corrosão dos metais. “O material possui diversas possibilidades de utilização. Além das aplicações tradicionais, o mercado está descobrindo outros usos para o inox, que tem vantagens como a facilidade de limpeza e manutenção”, explica.

Compartilhar: