Revista Espaço

Conhecimento que fi ca

Aperam oferece cursos de pós-graduação com foco em seus processos produtivos

Todos­ os ­dias ­na ­Usina,­ empregados ­mais experientes transmitem aos mais jovens seus conhecimentos sobre as práticas e processos da Empresa. “É uma dinâmica natural do trabalho, muitas vezes nem percebida, mas que é muito importante para a sobrevivência do­ nosso ­negócio”,­ reforça­ a analista­ de Recursos­ Humanos,­ Maria ­Eunice­ Barros.

Pensando em modos de potencializar esse aprendizado e reter profissionais mais qualificados nas suas frentes de trabalho, a Aperam South America mantém o Projeto Gestão do Conhecimento, que envolve uma série de ações com foco em capacitação dos empregados. Entre elas, está uma parceria fechada com o Centro Universitário do­ Leste­ de ­Minas ­Gerais­ (Unileste) para oferecer cursos de pós-graduação com especialização ­em ­Metalurgia,­ Engenharia de ­Segurança­ e­ Manutenção­ Industrial.­

As aulas são exclusivas para empregados e possuem conteúdo programático diferenciado, com ênfase nos processos técnicos da própria Empresa. Atualmente, 75 profissionais estão matriculados nos cursos, que possuem duração aproximada de 18 meses e são reconhecidos ­pelo­ Ministério­ da­ Educação­ (MEC).­ Para­ incentivar­ a ­participação­ e­ o comprometimento dos alunos, a Aperam oferece subsídio total durante todo o período em que estiverem estudando.

“Há­ um ­grande ­interesse ­da ­Empresa ­em capacitar e reter esses profissionais. Com isso, conseguimos agregar mais conhecimento aplicado à produção dos nossos aços especiais, além de manter o empregado motivado­ e­ qualifi­cado”, ­resume ­Maria­ Eunice.

Para­ o ­técnico­ em Manutenção ­Elétrica,­ e ­aluno ­da ­Pós-Graduação em ­Metalurgia,­ Jeff­erson ­Rodrigues ­Fonseca,­ da­ Gerência de Aços Elétricos, os cursos oferecem uma visão mais ampla do funcionamento de toda a Usina e abrem novas possibilidades de crescimento dentro da Empresa. “O investimento da Aperam nos empregados é um reconhecimento do nosso trabalho e também um incentivo para que possamos estudar mais e avançar profissionalmente”,­ acredita.

16

Empregados assistem à aula do curso de pós-graduação em Metalurgia, na Unileste


Professores da casa

Um dos diferenciais dos cursos oferecidos em parceria com a Unileste é a presença de empregados no corpo docente.­ O ­pesquisador ­Tarcísio­ Reis,­ do Centro de Pesquisas da Aperam, conta que participou da elaboração da grade curricular da pós-graduação em Metalurgia­ e,­ agora ,­atua como ­professor da ­disciplina­ “ Metalurgia­ física ­dos aços­ inoxidáveis”.­“ Poder­ compartilhar nosso conhecimento com os colegas de Empresa em sala de aula é uma experiência­ muito ­gratifi­cante”,­ afi­rma.

Para o gerente de Engenharia de ­Equipamentos,­ Antônio­ Marcos Roldão,­professor­ na Pós-Graduação em­ Engenharia ­de­ Manutenção Industrial, os cursos apresentam conteúdo técnico abrangente, alinhado às necessidades da Aperam, além de capacitação em gestão. “Percebemos que os alunos estão bastante motivados, pois sabem que é uma oportunidade excelente para atualização e especialização. Como retorno, a Aperam terá profissionais mais capacitados e motivados para superar os desafios de competitividade”, ­opina.

 

Compartilhar: