fbpx

Revista Espaço

Conhecimento que fi ca

Aperam oferece cursos de pós-graduação com foco em seus processos produtivos

Todos­ os ­dias ­na ­Usina,­ empregados ­mais experientes transmitem aos mais jovens seus conhecimentos sobre as práticas e processos da Empresa. “É uma dinâmica natural do trabalho, muitas vezes nem percebida, mas que é muito importante para a sobrevivência do­ nosso ­negócio”,­ reforça­ a analista­ de Recursos­ Humanos,­ Maria ­Eunice­ Barros.

Pensando em modos de potencializar esse aprendizado e reter profissionais mais qualificados nas suas frentes de trabalho, a Aperam South America mantém o Projeto Gestão do Conhecimento, que envolve uma série de ações com foco em capacitação dos empregados. Entre elas, está uma parceria fechada com o Centro Universitário do­ Leste­ de ­Minas ­Gerais­ (Unileste) para oferecer cursos de pós-graduação com especialização ­em ­Metalurgia,­ Engenharia de ­Segurança­ e­ Manutenção­ Industrial.­

As aulas são exclusivas para empregados e possuem conteúdo programático diferenciado, com ênfase nos processos técnicos da própria Empresa. Atualmente, 75 profissionais estão matriculados nos cursos, que possuem duração aproximada de 18 meses e são reconhecidos ­pelo­ Ministério­ da­ Educação­ (MEC).­ Para­ incentivar­ a ­participação­ e­ o comprometimento dos alunos, a Aperam oferece subsídio total durante todo o período em que estiverem estudando.

“Há­ um ­grande ­interesse ­da ­Empresa ­em capacitar e reter esses profissionais. Com isso, conseguimos agregar mais conhecimento aplicado à produção dos nossos aços especiais, além de manter o empregado motivado­ e­ qualifi­cado”, ­resume ­Maria­ Eunice.

Para­ o ­técnico­ em Manutenção ­Elétrica,­ e ­aluno ­da ­Pós-Graduação em ­Metalurgia,­ Jeff­erson ­Rodrigues ­Fonseca,­ da­ Gerência de Aços Elétricos, os cursos oferecem uma visão mais ampla do funcionamento de toda a Usina e abrem novas possibilidades de crescimento dentro da Empresa. “O investimento da Aperam nos empregados é um reconhecimento do nosso trabalho e também um incentivo para que possamos estudar mais e avançar profissionalmente”,­ acredita.

16

Empregados assistem à aula do curso de pós-graduação em Metalurgia, na Unileste


Professores da casa

Um dos diferenciais dos cursos oferecidos em parceria com a Unileste é a presença de empregados no corpo docente.­ O ­pesquisador ­Tarcísio­ Reis,­ do Centro de Pesquisas da Aperam, conta que participou da elaboração da grade curricular da pós-graduação em Metalurgia­ e,­ agora ,­atua como ­professor da ­disciplina­ “ Metalurgia­ física ­dos aços­ inoxidáveis”.­“ Poder­ compartilhar nosso conhecimento com os colegas de Empresa em sala de aula é uma experiência­ muito ­gratifi­cante”,­ afi­rma.

Para o gerente de Engenharia de ­Equipamentos,­ Antônio­ Marcos Roldão,­professor­ na Pós-Graduação em­ Engenharia ­de­ Manutenção Industrial, os cursos apresentam conteúdo técnico abrangente, alinhado às necessidades da Aperam, além de capacitação em gestão. “Percebemos que os alunos estão bastante motivados, pois sabem que é uma oportunidade excelente para atualização e especialização. Como retorno, a Aperam terá profissionais mais capacitados e motivados para superar os desafios de competitividade”, ­opina.

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.