Revista Espaço

Arte e sustentabilidade unidas pelo inox

Exposta em São Paulo, escultura feita para instituição de apoio às crianças evidencia diferentes atributos do material

20

Dror Benshetrit, em frente à sua escultura “Reach”, exposta na Praça Victor Civita, em São Paulo

Tradicionais parceiras comerciais, a Aperam South America e a Mekal, empresa especializada em produtos de inox para cozinha, reuniram-se para uma ação diferente:fornecer e processar peças de aço inoxidável para a criação de um monumento que simboliza a formação e educação das crianças. O resultado é a escultura “Reach” (alcance, em inglês), produzida pelo renomado designer israelense Dror Benshetrit, especialmente para a Love & Art Children’s Foundation, ONG norte-americana que realiza trabalhos sociais com crianças, por meio da arte, em diversos países.

Com cerca de duas toneladas, a obra possui cinco metros de altura por cinco de largura e simula uma escalada imaginária, representando a busca de um sonho. Segundo o artista, a ideia para o monumento surgiu após ver o trabalho realizado pelas crianças da instituição. “Essa escultura representa diversos parceiros andando juntos por uma causa comum. Mostra que não há limites para ajudar as crianças por meio da arte. Os seus degraus, internos e externos, passam essa ideia de que se pode escalar para onde quisermos”, afirma Dror, em vídeo divulgado pela Mekal.

Essa é a primeira vez que o artista utiliza o aço inoxidável como matéria-prima. O material utilizado como base da obra foi fornecido pela Aperam South America e processado pela Mekal. “Entramos nesse projeto pela oportunidade de ajudar as crianças e pela capacidade da empresa de desenvolver peças de aço inoxidável originais e de design inovador”, destaca o diretor comercial da Mekal, Christian Kadow.

Muito além da beleza

Durante os meses de julho e agosto, a peça concebida por Dror ficou exposta no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. Em setembro, foi transferida para a Praça Victor Civita, também em São Paulo, como parte do calendário da DesignWeekend, evento que contou com uma série de ações de incentivo e mobilização à arte, decoração, arquitetura e urbanismo.

O gerente executivo da área Comercial da Aperam South America, Daniel Domingues, destaca que a Praça Victor Civita conta com um projeto arquitetônico inovador e apresenta soluções de última geração em construção sustentável, por isso, sua escolha como local para exposição reforça o papel do inox como material alinhado à preservação ambiental. “É uma área em que o inox vem se apresentando como material ideal, por ser 100% reciclável e resultado de um processo industrial limpo”, reforça.

Como destino final, a escultura será doada para a Casa da Criança Amor & Arte, em Jataí (GO), um centro de arte educacional e esportivo construído pela Love&Art Children´s Foundation.

Compartilhar: