Revista Espaço

Aqui dá gosto trabalhar

Compromisso com os empregados coloca Aperam South America novamente entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil

7

Foco no bem-estar do empregado é um dos princípios da gestão de pessoas na Aperam South America

A Aperam South America está, pela terceira vez consecutiva, entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com o Guia Você S/A – Exame – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Um dos mais precisos termômetros do clima organizacional das empresas brasileiras, a publicação avalia políticas e práticas de gestão das organizações, exigindo a apresentação de evidências, traduzidas em resultados, números e valores investidos.

Mais de 500 empresas brasileiras, de 19 setores da economia, participaram da seleção do Guia, que chega a sua 16ª edição em 2012. “Estar entre as melhores é sempre uma ótima notícia. Porém, manter-se nesse seleto grupo, em especial, nesse cenário de grandes desafios que estamos atravessando, tem um valor ainda maior”, destaca o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, em carta de agradecimento aos empregados.

6

Empregados destacaram benefícios oferecidos pela Empresa

A seleção das empresas vencedoras é realizada anualmente pelas revistas Você S/A e Exame, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). O processo inclui entrevista pessoal com o diretor de Recursos Humanos e avaliação de documento apresentado pela Organização com dados sobre remuneração, carreira, saúde e segurança, desenvolvimento de pessoas e responsabilidade corporativa.

A pesquisa inclui, também, questionários aplicados a empregados escolhidos aleatoriamente. Essa etapa tem peso de 70% no resultado final. “Nossos profissionais percebem os esforços que a Empresa tem empreendido para manter um bom clima de trabalho e continuar competitiva no mercado mundial, mesmo com todas as dificuldades impostas ao setor siderúrgico nos últimos anos”, completa Clênio.

Recompensa às prioridades

8

Oportunidades de desenvolvimento profissional permitem aos empregados planejar uma carreira dentro da Empresa

A inclusão no Guia é fruto de ações sistemáticas com foco na saúde e no bem-estar do empregado e em práticas de remuneração e benefícios ancoradas na necessidade de atrair, reter e desenvolver esses profissionais, para que eles se sintam satisfeitos em seu ambiente de trabalho.

Na Aperam South America, o Programa de Assistência à Saúde oferece abrangente cobertura médica, odontológica e farmacêutica a todos os empregados e seus dependentes, com foco em prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde. O programa funciona na modalidade de autogestão e pós-pagamento e, em 2011, contemplou 9.300 usuários com investimentos de R$ 18,3 milhões.

Paralelamente, a Empresa oferece uma carteira de benefícios que está entre as melhores do segmento, com plano de previdência complementar, seguro de vida, kit escolar, auxílio creche, alimentação, entre outros.

“Nós nos sentimos amparados e certos de que a Empresa se preocupa coma gente”, destaca Shirlleny Souza, assistente técnico da Engenharia de Projetos. Participante do programa Profissionais do Amanhã, ela destaca ainda como o cuidado da Aperam South America com seus empregados influencia positivamente o clima no trabalho e na família. “Grande parte dos benefícios pode ser compartilhada com os familiares, nos deixando ainda mais satisfeitos”, afirma.


Valorização que leva ao desenvolvimento

9

Shirlleny Souza, da Engenharia de Projetos: “A Empresa se preocupa com a gente”

No levantamento, aspectos trabalhados pela Empresa para o desenvolvimento de seus profissionais também foram reconhecidos nas notas finais Possibilidades de mobilidade internacional (com política de expatriação de três a cinco anos), intercâmbio de seis meses e cursos no exterior para os líderes permitem a evolução e o aprendizado dos empregados, assim como a gestão e formação de lideranças na Organização. Essas ações garantiram à Empresa, segundo avaliação das revistas, 93 pontos no quesito Liderança, em uma escala de 100. Além disso, 78% dos profissionais entrevistados pelo Guia declararam aprovar o seu líder.

Esses bons índices são resultados do Global Executive Development Programme (GEDP), principal instrumento para definir, avaliar, disseminar e aperfeiçoar o nível de competências na Empresa. Com ele, a Aperam South America realiza processos de avaliação de desempenho e tem a possibilidade de identificar e valorizar talentos para ocupar posições de liderança, planejar a carreira dos empregados e mapear ações de desenvolvimento.

10

O operador de Utilidades Geraldo Magela é um dos alunos do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho oferecido pela Aperam South America

Para todos os empregados, também é disponibilizado um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que os prepara para exercer não só as funções atuais, mas também as que poderão surgir no futuro. O Plano é estruturado e alinhado pelo próprio empregado e seu gestor, com o apoio da área de RH, e visa a suprir carências e aperfeiçoar competências. Somente em 2011, foram mais de 4.200 horas de treinamentos.

“De maneira geral, vejo que a Empresa valoriza o conhecimento, seja na proposição de projetos internos ou no investimento em capacitação dos empregados. Eu mesmo recebi a oportunidade fazer um curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Como vencedor do Challenge, também visitarei algumas usinas do Grupo na Europa, buscando trocar experiências e conhecer boas práticas“, comenta Geraldo Magela, operador de Utilidades.

A capacitação de líderes é reforçada pelo Programa de Desenvolvimento da Liderança, que forma profissionais capazes de conduzir com eficiência o negócio e produzir os resultados desejados com base nas competências e nos desafios considerados prioritários pela Empresa.

Compartilhar: