Palco aberto para os talentos
Projeto Ponto da Música oferece visibilidade a artistas da Empresa e da comunidade

A cada dois meses, o projeto Ponto da Música, da Fundação Aperam Acesita, abre as portas do Centro Cultural para apresentações de bandas e músicos de Timóteo e região. A iniciativa tem como principal proposta a divulgação e valorização da produção musical local, oferecendo oportunidades para que eles possam demonstrar os seus talentos.
Segundo a coordenadora de projetos, Marilene de Lucca, além do espaço para os shows, a Fundação oferece toda a infraestrutura, equipe técnica e bilheteria, se o artista quiser cobrar pela performance. “O show é divulgado em nossa agenda bimestral e na mídia local, o que dá visibilidade aos participantes”, completa.
O pianista Breno Silva, de 19 anos, apresentou-se na primeira edição do Ponto da Música, em março, com sua banda Negro Gato. “Aquele palco aconchegante e o ambiente de teatro eram justamente o que nós estávamos procurando. E o público presente também foi muito bom”, destaca.
Para o jovem músico, a emoção foi ainda maior quando soube que poderia utilizar o piano de cauda da Fundação.“ É um instrumento pouco acessível e eu nunca havia tido a chance de tocá-lo publicamente. Foi uma experiência incrível”, conta.
Colega de banda de Breno, o guitarrista e violonista Cris Fernandes gostou tanto que decidiu repetir a dose e buscou novamente o apoio do projeto, dessa vez com o conjunto Trio Pau e Cordas. “O Ponto da Música é uma iniciativa muito importante para incentivar a produção cultural da nossa região. Fico feliz em ver que a Empresa onde trabalho oferece esse espaço para empregados e comunidade”, afirma o músico, que também é operador na Laminação de Aços Elétricos da Aperam South America.
Com três edições realizadas, o Ponto da Música já recebeu as bandas Negro Gato,Trinca de Bares, Ministério Grato Soul, Naamã, Trio Pau e Cordas e a cantora Mariana Rodrigues. A próxima edição está prevista para 29 de setembro, com a Banda Novidade, formada por empregados da Aperam, e a cantora Dêna Guimarães.
Para saber mais sobre o projeto ou cadastrar o seu trabalho, entre em contato com a equipe do Centro Cultural pelo 3849- 7744 ou no inox.fundacao@aperam.com.

Visão do negócio
Em parceria com o Sebrae-MG, a Fundação Aperam Acesita está à frente de outra iniciativa focada no estímulo à produção cultural da região. O projeto Empreendedorismo Cultural em Coronel Fabriciano e Timóteo, que conta com o apoio das duas prefeituras, investe na profissionalização de grupos artísticos das cidades, introduzindo conceitos de mercado e gestão.
No primeiro semestre, houve palestras sobre “Empreendedorismo rumo ao próprio negócio” e “Empreendedor Individual”, além de oficina sobre “Plano de negócios”. “O projeto teve boa aceitação e os participantes estão muito envolvidos. Para o segundo semestre já estão programados os cursos Elaboração de “Projetos” e “Nosso Negócio é Música”, “Gestão e Produção Cultural”, além de um seminário sobre economia criativa, comenta Marilene de Lucca.